O novo cenário musical e os youtubers brasileiros
Tecnologia

O novo cenário musical e os youtubers brasileiros

Os youtubers brasileiros são um sucesso inegável. Fazendo humor, tutoriais de maquiagem, vlogs de viagem ou apenas dedicando longos minutos a falar sobre os assuntos que bem entendem, eles são nossas novas celebridades. Não é de se espantar que muitos deles usem o sucesso, galgado com tanto esforço, para se aventurar em novas áreas criativas.

Lançar-se na carreira musical nunca foi um movimento tão independente quanto é hoje. Mixtapes e peregrinações nas pequenas e grandes gravadoras ficaram no passado. Suba um vídeo, faça tudo certinho, colabore com outros youtubers e pronto: há grandes chances de você ser visto e ouvido.

Com uma plataforma tão poderosa, é quase natural que músicos, sejam eles grandes, pequenos, experientes ou iniciantes, coloquem toda sua criação e depositem muito da sua energia no YouTube. Está lá toda a produção do novo cenário musical: de clipes a making ofs, passando por lyric videos, covers e versões acústicas de canções conhecidas.

YouTube: de uma plataforma de vídeos a uma mídia capaz de transformar um talento em uma grande estrela

Todo estão em busca da exposição e dos milhões de views que lhe conferem não só o status de “famoso” como também um verdadeiro atestado de sucesso como artista. Não é para menos. Quando tudo dá certo, a devoção a esse trabalho é justificada pelo retorno imediato dos fãs e pelo dinheiro que, eventualmente, pode cair na conta.

Aqui no Brasil, a lista de creators que se jogou com tudo no mundo da música só cresce.


E ela pode ser dividida basicamente em duas categorias: a de vlogueiros famosos que resolveram se arriscar e perseguir o sonho de serem reconhecidos como músicos, e a de músicos que acharam no Youtube a plataforma ideal para divulgar o seu trabalho.

Os YouTubers brasileiros Christian Figueiredo e Rafa Moreira têm (somados) mais de 10 milhões de seguidores e, em comum, têm mais do que uma produção intensa de vídeos de humor. Juntos eles são a 2B uma dupla musical que canta, compõe e, claro, posta os clipes no YouTube. E com mais de 1 milhão de views, não dá para não chamar de sucesso a música “Eu e Você”. “A ideia da música surgiu no fim do ano passado. Acho que o fato de já termos cativado um público com os canais no YouTube ajudou no sucesso das nossas músicas. Mas pretendemos sempre agradar novos espectadores com esse conteúdo musical”, dizem os meninos por trás da 2B.

Assim como os meninos da 2B, o youtuber Polado sentiu que a transição da comédia para a música aconteceu de forma quase natural. "Em 2016, lancei o clipe ‘Lendária Sarrada no Ar’ que pegou 18 milhões de views. Quando vi meu público despertar interesse também nas músicas, passei a focar nelas como conteúdo único, procurei me superar a cada videoclipe e aprendi pondo a mão na massa", diz.

Polado faz o que seu público gosta: o humor aplicado a músicas. Em 2018, ele iniciou o projeto Maciota Music, que conta com oito clipes que fazem a mistura que sua audiência tanto preza. Assim, ele vai produzindo o que seus seguidores pedem sem sair do seu foco criativo ou perder a identidade do canal.


O YouTube me permitiu compartilhar algo que até então era só meu e de amigos próximos com pessoas do Brasil todo. Isso é incrível!

Mas a música criada por youtubers brasileiros vai bem além dos clipes de humor com letras que nos fazem rir. No outro lado do cenário musical brasileiro no YouTube, estão pessoas como Gabi Luthai que tem um canal dedicado a covers de músicas famosas desde 2009.

“O YouTube me permitiu compartilhar algo que até então era só meu e de amigos próximos com pessoas do Brasil todo. Isso é incrível!”, conta Gabi Luthai.

Com milhões de seguidores e views nos seus vídeos, Gabi vem conquistando seu espaço e apresentando mais do seu trabalho para sua crescente audiência. E ela não está sozinha no páreo das garotas que fazem sucesso com versões de músicas famosas no youtube. Gabi foi uma das indicadas para a categoria (até então inédita) “Melhor cover da web” do Prêmio Multishow do ano passado.

A verdade é que o YouTube tem espaço para todo mundo, todos os tipos de artistas e de gêneros musicais. A possibilidade de falar diretamente com seus seguidores e de criar um relacionamento com os fãs, torna a plataforma ainda mais atraente para quem quer conquistar um espacinho no cenário.

E para youtubers e artistas que têm vontade de se lançar na música, a Gabi dá a dica: “faça algo que você acredita”. A gente assina embaixo.

Tags relacionadas:
TecnologiaYouTubeVídeo

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest