O que a música clássica pode aprender com o hip hop?
Inspiração

O que a música clássica pode aprender com o hip hop?

Você pode não estar ligando o nome à pessoa. Mas Alexis Ffrench é um compositor e pianista clássico britânico que acumula milhões de plays nas plataformas de streaming graças à inserção de suas faixas, como “Last song” e “Bluebird”, em playlists para relaxar, dessas que bombam no Spotify e Deezer. Apesar de ter estudado em prestigiosas escolas voltadas para o ensino clássico, como a Royal Academy of Music, mais antigo conservatório britânico, ele chama atenção por unir o tradicional a gêneros mais populares, como o hip hop e R&B.

Reprodução/YouTube
Reprodução/YouTube

Ffrench acredita que a música clássica contemporânea pode e deve aprender com gêneros mais "provocativos", como o hip hop, além de perder seu "senso de superioridade". "Eu ouço muito R&B e hip hop e, em seguida, confiro os vídeos", contou Ffrench em entrevista ao jornal “The Independent”. "Eu vejo a inovação, as pessoas ampliando horizontes e fazendo coisas ousadas em nome da arte de uma forma que provoca pensamento. Eu me pergunto se, como músicos clássicos, podemos seguir mais essa linha".

Eu vejo a inovação, as pessoas ampliando horizontes e fazendo coisas ousadas em nome da arte de uma forma que provoca pensamento.

Ffrench citou artistas como Childish Gambino - compositor de “This Is America” - e Snoop Dogg - autor de hits como “The Next Episode” - como artistas ousados que deveriam ser referência para compositores clássicos contemporâneos. "Acho que talvez nós possamos pegar mais emprestado de outras formas de arte", disse à BBC.

“A música clássica ainda parece inacessível para muitos”, diz Ffrench em seu canal no YouTube. O compositor conta que, com isso em mente, passou a escrever canções de três a quatro minutos - com mais ou menos a duração de músicas pop - para que as pessoas se sintam mais à vontade para ouvir. “Eu quero deixar as pessoas entrarem primeiro, quero estabelecer uma conversa com elas”, ele explica.

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest