O que é a ASMR, a sensação de ‘orgasmo mental’ provocada por sons banais
Viral

O que é a ASMR, a sensação de ‘orgasmo mental’ provocada por sons banais

ASMR não é uma sigla de autarquia governamental. Também não é abreviação de alguma doença, mas tem a ver com o corpo. O nome é em inglês e significa: Autonomous Sensory Meridian Response. No português, seria algo como “Resposta Sensorial Meridiana Autônoma”. É o nome dado para a sensação de relaxamento intenso causada no corpo depois de um estímulo visual, auditivo ou cognitivo. E se você nunca ouviu falar de ASMR, saiba que existem milhares de vídeos no YouTube focados em produzir os mais diferentes sons — e sussurros — para relaxar seguidores.

QUAIS OS CANAIS DE ASMR MAIS POPULARES?

Canais como o "Sweet Carol" da brasileira Carolina Rossi, que tem mais de 700 mil inscritos, ou o "Gibi ASMR", da americana Gibi, com mais de um milhão de assinantes, acumulam imagens de suas donas fazendo atividades como pentear o cabelo ou acariciar uma película de plástico bolha. Com a ajuda de microfones direcionais, elas captam os sons dos movimentos e conversam com os assinantes de seus canais aos cochichos. Tudo isso tem o poder de provocar em uma parcela das pessoas uma sensação de relaxamento intenso que dá vontade de dormir imediatamente.

COMO O ASMR FUNCIONA?

A sensação provocada pelas técnicas de ASMR é chamada de mentalgasm, algo como um orgasmo mental. Quem tem sensibilidade a elas pode sentir tranquilidade intensa, formigamentos, arrepios e, às vezes, até calafrios. Embora as percepções da ASMR sejam claras, ainda há dúvidas sobre os seus porquês. Por ora, a ciência ainda não conseguiu explicar exatamente porque algumas pessoas se sentem tão confortáveis com esse tipo de vídeos.

PARA ALÉM DOS BARULHINHOS

Nem só de barulhos sutis é feito o ASMR. Há também quem utilize de técnicas de cochicho para estimular o cérebro ao relaxamento. Alguns canais no YouTube vão, inclusive, além. Eles têm vídeos dedicados à "cantoria cochichada". Neles, os influenciadores cantam músicas famosas em tons relaxantes, alternando o lado do microfone em que se fala para mergulhar o ouvinte na experiência em stereo.


Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest