'O Rei Leão': o que se sabe sobre 'Spirit' e o novo álbum de Beyoncé, ‘uma carta de amor à África’
Entretenimento

'O Rei Leão': o que se sabe sobre 'Spirit' e o novo álbum de Beyoncé, ‘uma carta de amor à África’

Pelo menos desta vez ninguém pode dizer que ela não avisou. Depois de dois álbuns visuais surpresa — “BEYONCÉ”, em 2013, e “Lemonade”, em 2016 —, Beyoncé vai lançar um novo projeto. Não bastasse emprestar sua voz para a leoa Nala, de “O Rei Leão”, Beyoncé aproveitou a pré-estreia mundial do filme, que aconteceu na última terça-feira em Los Angeles, para lançar o single "Spirit" e anunciar um álbum inteiramente dedicado ao longa-metragem.

"The Lion King: The Gift" não é uma trilha sonora “comum” de um filme. "The Gift" é um trabalho paralelo, "um presente", como seu nome sugere, de Beyoncé para os fãs — dela e do filme. Sob a curadoria da artista que nos deu "Lemonade", o compilado de músicas promete reunir importantes artistas africanos e outros internacionalmente conhecidos para homenagear o filme da Disney e exaltar as raízes musicais do continente. Uma espécie de interpretação musical do longa-metragem.

'O Rei Leão': Beyoncé no tapete vermelho da pré-estreia mundial do filme / Foto: Getty Images
'O Rei Leão': Beyoncé no tapete vermelho da pré-estreia mundial do filme / Foto: Getty Images

"Isso é cinema sonoro. É uma nova experiência de narrativa. Eu queria fazer algo além de encontrar uma coletânea de músicas inspiradas pelo filme. (O álbum) é um mistura de gêneros influenciado por tudo: R&B, pop, hip-hop e afrobeat", afirmou Beyoncé por meio de um comunicado oficial. A ideia é que o disco seja "uma carta de amor para a África" — amor que ela já manifestou antes, ao homenagear o mito nigeriano Fela Kuti (1938-1997) cantando seu clássico “Zombie” no festival Coachella, em 2018. A lista de faixas e os nomes dos artistas que colaboram no álbum ainda não foram anunciados. “The Gift” tem data de lançamento prevista para o dia 19, um dia após a estreia do filme no Brasil.

Já o álbum oficial da trilha-sonora de “O Rei Leão”, produzida por Hans Zimmer e Jon Favreau, também diretor do longa, está disponível a partir do dia 11 de julho.

Realeza: Queen B. levou sua primogênita, Blue Ivy, à sessão / Foto: Getty Images
Realeza: Queen B. levou sua primogênita, Blue Ivy, à sessão / Foto: Getty Images

'SPIRIT': POP-GOSPEL, SUAÍLE E OSCAR

"Spirit" foi escrita por Beyoncé em parceria com Ilya Salmanzadeh, compositor sueco ligado a Max Martin, e Timothy McKenzie, conhecido artisticamente como Labrinth. A música é um pop-gospel que usa elementos africanos e os mistura à essência da música evangélica americana. Os primeiros versos da canção são cantados em suahili. "Uishi kwa muda mrefu mfalme", entoa um homem, logo que a música começa. A frase quer dizer "vida longa ao rei", uma clara referência à figura de Simba no filme.

Ao longo da faixa, Beyoncé canta acompanhada de um coral. A música fala sobre atender a um chamado em busca de seu destino. "Levante-se e lute", canta Bey. Se você já estava ansioso para assistir a "O Rei Leão", é bom preparar o emocional: a música toca em uma cena crucial para a personagem de Nala, que ganha mais destaque nesta nova versão.

"Spirit" tem todos os elementos para significar algo especial também na vida de Beyoncé. A faixa é a cara do que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas gosta. Quem sabe não venha daí a primeira indicação de Queen B ao Oscar (em 2007, ela não foi creditada como compositora em "Listen", música do filme "Dreamgirls").

Simba até pode ser o protagonista oficial de "O Rei Leão", mas a esperada versão live-action da Disney, que estreia na quinta-feira, 18, tem uma mulher no trono e ela atende pelo nome de Beyoncé. Vida longa ao rei — e à rainha.

Canais de Marcas

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest