One Love Machine Band: a banda de robôs de sucata que tocam punk rock
Criatividade

One Love Machine Band: a banda de robôs de sucata que tocam punk rock

Sir Elton Junk não é um músico como outro qualquer. O nome, um trocadilho com Elton John, já dá uma dica: "junk", em inglês, quer dizer "lixo". Ele é um robô criado a partir de metais encontrados pelas ruas pelo artista alemão Kolja Kugler. Segundo o criador, Elton Junk é o empresário de outros quatro "homens de lata" também inventados por Kolja que compõem a One Love Machine Band, uma banda de robôs que adora tocar punk rock.

O grupo surgiu depois que Kolja participou de um workshop e começou a refletir sobre o uso de cilindros e válvulas pneumáticas em esculturas. No fim dos anos 1990, ele já criava suas estátuas de metal, mas decidiu, com a ajuda de um amigo, adaptá-las de forma que elas pudessem se movimentar.

Esculturas robóticas criadas por Kolja se apresenta em festivais e eventos / Foto: Divulgação
Esculturas robóticas criadas por Kolja se apresenta em festivais e eventos / Foto: Divulgação

"Eu estava fazendo esculturas com metais que encontrava no lixo e logo estava usando pistões de ar comprimido para dar movimento a essas esculturas. Antes que eu percebesse, eu tinha feito um robô", contou em entrevista ao canal The Great Big Story.

O nome da banda é uma ode à união entre máquinas e natureza. "O nome da banda vem para promover a sincronização entre os dois mundos, até porque nós todos somos só um monte de produtos químicos em um mesmo planeta", afirma em uma entrevista publicada em seu site.

Os robôs — um baixista, um baterista e um flautista — tocam sozinhos e têm uma agenda cheia de eventos, em que participam de festivais, palestras e feiras de tecnologia.

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest