One World — Together at Home: compare as versões cantadas por Billie Eilish, Lizzo, Keith Urban e outros com as originais
Inspiração

One World — Together at Home: compare as versões cantadas por Billie Eilish, Lizzo, Keith Urban e outros com as originais

Muitos dos artistas que participaram do "One World: Together at Home", exibido domingo (19/4) para o mundo todo, escolheram covers de clássicos para suas lives.Claro que houve destaques com "originais", como Eddie Vedder, que tocou ao piano "River Cross", do novo disco do Pearl Jam, "Gigaton"; e Taylor Swift, que cantou "You’ll Get Better", de seu álbum mais recente, "Lover".

Mas foi interesante ver o choque de gerações entre os jovens intérpretes que optaram por canções famosas que tivessem alguma ligação com a atual situação de isolamento social em que o mundo vive. Veja abaixo seis dessas covers e suas versões originais:

'Sunny', Billie Eilish e Finneas/ Chris Montez

Os irmãos interpretaram a composição de Bobby Hebb que fez sucesso na ótima versão do autor, mas ficou mais famosa com a interpretação de Chris Montez, no álbum "Time After Time", de 1966, com arranjos de Herb Albert. Prestando atenção, é fácil perceber de onde vem a inspiração para a fase "pilantragem" de Wilson Simonal. Por aqui, a música ainda ganhou, em 1983, uma versão maravilhosamente "proibidona" de Léo Jaime chamada "Sônia".

'A change is gonna come', Lizzo/ Aretha Franklin

Lançada por Sam Cooke no álbum "Ain't That Good News", de 1964, a canção tem gravações maravilhosas, como as de Otis Redding e Al Green. Mas foi a rainha do soul Aretha Franklin que a eternizou em "I Never Loved a Man the Way I Love You", de 1967. A canção aparece em uma cena marcante de "Malcolm X", de Spike Lee.

'Safety Dance', Jimmy Fallon, The Roots e trabalhadores do setor da saúde/ Men Without Hats

Como era de se esperar, o apresentador Jimmy Fallon também participou de um número musical. Acompanhado pelo The Roots, comandou uma versão do hit dançante e de videoclipe bizarro lançado pelo grupo canadense (one-hit-wonder legítimo) Men Without Hats em 1982. A performance teve a participação de vários trabalhadores da área médica. Todo mundo tocou instrumentos que estavam à mão ou improvisados — latas, porta de armário, batedor de ovos —, dançou e se divertiu. Detalhe: o verso "We can dance, we can dance/ everybody look at your hands" foi alterado para "everybody wash your hands".

'Higher Love', Keith Urban/ Steve Winwood

O australiano/neo-zelandês Keith Urban reviveu a faixa do quarto álbum do veterano inglês Steve Winwood, "Back in the High Life" (1986), que o levou pela primeira vez ao topo da Billboard Hot 100 (apesar de Steve frequentar as paradas desde 1965, quando tinha 17 anos, no Spencer Davis Group). "Higher Love" ganhou o Grammy nas categorias melhor performance vocal masculina e gravação do ano. Quatro anos depois, Whitney Houston fez uma cover para entrar na edição japonesa de seu álbum "I'm Your Baby Tonight".

'Smile', Lady Gaga/ Nat King Cole

A anfitriã do festival tocou ao piano o clássico que Charlies Chaplin compôs para "Tempos Modernos" inspirado na ópera "Tosca", de Puccini (1858-1924). Ela deixou de ser instrumental só em 1954, quando John Turner e Geoffrey Parsons escreveram letra e deram o título. A primeira gravação veio no mesmo ano com Nat King Cole (1919-1965) que é considerada a melhor até hoje. Sammy Davis Jr. e Michael Jackson também fizeram suas covers.

'Lean On Me', Stevie Wonder/ Bill Whiters

"Durante jornadas duras como essa, temos que nos apoiar uns aos outros. Meu amigo Bill Whiters tem uma canção perfeita sobre isso", disse Stevie Wonder antes de cantar "Lean On Me", uma ode à amizade composta pelo cantor e compositor (de hits essenciais — confira a lista publicada no Reverb aqui) morto em 30 de março. A linda canção foi gravada por Bill em seu álbum de 1972 "Still Bill". A canção acaba de ganhar uma outra cover, feita por Ali Campbell e Astro, do UB40. A versão tem o objetivo de arrecadar fundos para ajudar o sistema de saúde do Reino Unido no combate à pandemia do coronavírus.

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest