Online e grátis: confira o diário pessoal de Mozart com composições escritas à mão
Inspiração

Online e grátis: confira o diário pessoal de Mozart com composições escritas à mão

Publicidade

Compreender um gênio como o compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart é tarefa vã. Em 35 anos de vida, Mozart foi autor de mais de 600 obras, tendo transformado para sempre a música ocidental. Se tentar entender como ele conseguiu ter uma produção tamanha e tão brilhante em tão pouco tempo é impossível, talvez recorrer às notas e palavras do próprio gênio em questão possa nos ajudar. E é isso que a Biblioteca Britânica oferece ao público, ao disponibilizar para download o diário e os manuscritos de Mozart. 

Os textos em questão percorrem os anos finais de sua vida, desde 1784 até sua morte, em dezembro de 1791 – período no qual Mozart escreveu algumas de suas mais importantes obras. O diário inclui diversas partituras originais manuscritas, com notas do próprio autor. Se colocando na vanguarda da digitalização e disponibilização, a biblioteca oferece aos amantes da música uma verdadeira relíquia.

Partituras originais manuscritas por Mozart / Reprodução
Partituras originais manuscritas por Mozart / Reprodução

Entre as partituras comentadas oferecidas por essa preciosidade estão “As Bodas de Fígaro” e “Don Giovanni”. Junto do diário, a Biblioteca Britânica oferece um livro com uma linha interativa, incluindo extratos musicais e textos diversos. A ideia é que se possa adentrar um pouco mais a mente de um dos maiores gênios da história da música – sendo levado pela mão por ele próprio, ao som de algumas das melhores e mais revolucionárias peças musicais já produzidas pelo ser humano.

Publicidade

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest