Orquestra de vegetais completa 20 anos e continua incrível
Criatividade

Orquestra de vegetais completa 20 anos e continua incrível

Se você é desses que batucam em qualquer superfície disponível, já deve ter percebido que alguns alimentos podem soar bem musicais. Foi a partir desse insight que surgiu a “Vegetable Orchestra” - “Orquestra de Vegetais”, em português -, fundada em 1998, em Viena, na Áustria. Com dez músicos e alguns quilos de legumes, o grupo consegue reproduzir composições que vão desde música contemporânea até eletrônica experimental.

Para que os instrumentos-vegetais soem perfeitos, os membros da orquestra sempre vão à feira ou ao mercado mais próximo antes dos espetáculos para garantir que os legumes e verduras estejam frescos. Susanna Gartmayer, membro da orquestra, explica em entrevista ao canal do YouTube “Great Big Story”, que existem três tipos de instrumentos: “os que vêm prontos (como pimentões, que emitem sons quando esfregados), os simples (concluídos com um ou poucos cortes, como berinjelas) e os complexos (como a abóbora, que precisa ter o som perfeito para funcionar como bumbo).

Heidrun Henke/Divulgação
Heidrun Henke/Divulgação

No final do show, eles ainda servem uma sopa feita durante o processo de confecção dos instrumentos com o que sobrou dos vegetais. “Depois de nos assistir, nos ouvir e sentir o cheiro dos vegetais você ainda pode comê-los”, explica Susanna.

Para comemorar os 20 anos de existência, a orquestra vai se apresentar em sua cidade natal, Viena, em novembro. Segundo Susanna, quem presencia o espetáculo, “nunca mais consegue olhar para vegetais da mesma maneira”.

Confira a apresentação da orquestra no “TEDxVienna”:

E, caso você queira aprender como se faz uma flauta de cenoura, o youtuber “Afreim” pode ensinar.

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest