Os dez livros infantis sobre música que você não pode deixar de conferir
Entretenimento

Os dez livros infantis sobre música que você não pode deixar de conferir

Crianças interessadas em artes são mais criativas e espertas. Existem diversas formas lúdicas de apresentar esse universo para elas - de apps a aulas, passando é claro, pela literatura. A música é dessas coisas que podem ser introduzidas na vida das crianças através desse e de outros caminhos, como a tecnologia (na forma de aplicativos) e os livros.

Na nossa lista você vai conferir livros que ensinam música, coleções interativas que apresentam os sons aos pequenos, histórias maravilhosas que têm a música como protagonista e até contos inspirados em canções famosas.

‘O Urso Barulhento’ - Nick Bland (ed. Brinque Book)

A história lindinha do urso que não conseguia dormir e vai à floresta experimentar diversos instrumentos musicais é contada de forma rimada e com ilustrações lindas. É desses livros que as crianças vão adorar ouvir repetidas vezes e os adultos vão se divertir lendo em voz alta.

‘A Orquestra dos Músicos de Bremen’ - Jonas Ribeiro (ed. Elementar)

Inspirado no clássico dos Irmãos Grimm (“Os músicos de Bremen”), o livro de Jonas Ribeiro conta a história de quatro animais que vão viver uma aventura musical juntos. As ilustrações tem um quê de desenho animado moderno e criam uma familiaridade enorme para as crianças, mesmo falando sobre instrumentos e sons de orquestras.

E se músicas famosas fossem transformadas em livros para crianças?

‘Octopus’s Garden: O Jardim do Polvo’ - Ringo Starr e Ben Cort (ed. Salamandra)

Que tal uma música dos Beatles ilustrada e adaptada em formato de livro infantil? Para os beatlemaníacos, o livro “Octopus’ Garden” é uma delícia de ler e de compartilhar a paixão pelos garotos de Liverpool desde cedo. A música que Ringo Starr compôs para “Abbey Road” ganhou desenhos coloridos e lúdicos, desses que deixam as crianças fascinadas. Mesmo para quem não é super fã, o livro é muito gostoso.

‘Tudo Vai Dar Certo’ - Cedella Marley e Vanessa Brantley-Newton (ed. Martins Fontes)

E se uma das músicas mais otimistas e positivas do mundo virasse uma história para crianças? A canção “Three Little Birds”, de Bob Marley, foi adaptada por sua filha para se tornar um livro infantil lindo e inspirador. A história sobre um menino (e seus passarinhos) ensina lições de paz e fala sobre a importância da família. É fofo, delicado e lindamente ilustrado.

‘O Rei’ - Luiz Tatit e Renato Moriconi (ed. Jujuba)

Ainda falando sobre músicas ilustradas, “O Rei” é uma canção de Luiz Tatit adaptada para os pequenos pelo traço de Renato Moriconi. A beleza de ter canções como textos para crianças é que as histórias ganham ritmos muito especiais, e portanto são ótimas de se ler em voz alta. Aqui, o rei é desacreditado pelo povo de seu país até que todos precisam dele.

Livros infantis podem estimular a criatividade das crianças e, com música, a leitura pode ser ainda mais lúdica / Foto: Josh Applegate / Unsplash
Livros infantis podem estimular a criatividade das crianças e, com música, a leitura pode ser ainda mais lúdica / Foto: Josh Applegate / Unsplash
Histórias sobre grandes musicistas para crianças

‘Chiquinha Gonzaga’ - Edinha Diniz e Angelo Bonito (ed. Callis)

Em um mundo tomado pela cultura estrangeira, é importante expormos as crianças a brasileiros ilustres, certo? Por isso, o livro “Chiquinha Gonzaga”, da coleção “Crianças Famosas”, é desses imperdíveis para os pequenos. A obra fala sobre a infância da compositora, pianista e maestrina e mostra sua paixão pela música.

‘Violeta Parra para Meninas e Meninos’ - Nadia Fink e Pitu Saá (ed. Sur)

Violeta Parra foi uma conhecida musicista, compositora e artista plástica. A chilena é a protagonista de um dos livros da série “Antiprincesas” e leva o leitor para uma viagem no tempo para viver uma aventura musical. É um livro para pais e filhos sobre cultura e paixão pela música.

‘Drum Dream Girl’ - Margarita Engle (em inglês)

Inspirada pela infância de Millo Castro Zaldarriaga, o livro conta a história da garota cubana que quebrou o tabu sobre meninas que querem tocar tambores. O livro é inspirador e narra uma trajetória verdadeira sobre superação. Desses de encher o coração de esperança, sabe? Perfeito para crianças que são estimuladas a acreditar nos próprios sonhos e amam música.

Coleções de livros musicais infantis

Coleção ‘Que Som é Esse?’ - Vários autores

Dos barulhos da noite aos ruídos da natureza, uma coleção sobre sons não poderia deixar a música de fora. “Que somé esse? - Música” se dedica a mostrar alguns instrumentos, através de desenhos e de um botão que dá uma amostra de como eles soam. Da mesma forma funciona o exemplar dedicado à música clássica. Bem educativo e ótimo para crianças pequenas.

Coleção ‘O Mundo da Música’ - Nereide Schilaro Santa Rosa e Thiago Lopes

A série de três livros se propõe a ser uma espécie de “alfabetização” musical e apresenta às crianças os sons, os instrumentos e as músicas do nosso folclore. Através de ilustrações coloridas e lúdicas, o livro convida os pequenos para brincadeiras sonoras. É uma jornada cultural bem descontraída e divertida para a iniciação musical.

Canais de Marcas

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest