Os dez livros infantis sobre música que você não pode deixar de conferir
Entretenimento

Os dez livros infantis sobre música que você não pode deixar de conferir

0

Publicidade

Crianças interessadas em artes são mais criativas e espertas. Existem diversas formas lúdicas de apresentar esse universo para elas - de apps a aulas, passando é claro, pela literatura. A música é dessas coisas que podem ser introduzidas na vida das crianças através desse e de outros caminhos, como a tecnologia (na forma de aplicativos) e os livros.

EDUCAÇÃO INFANTIL: Por que ensinar música para crianças desde cedo? 

LEIA TAMBÉM: Compartilhar música pode estreitar laços entre pais e filhos 

Na nossa lista você vai conferir livros que ensinam música, coleções interativas que apresentam os sons aos pequenos, histórias maravilhosas que têm a música como protagonista e até contos inspirados em canções famosas. 

 ‘O Urso Barulhento’ - Nick Bland (ed. Brinque Book)

A história lindinha do urso que não conseguia dormir e vai à floresta experimentar diversos instrumentos musicais é contada de forma rimada e com ilustrações lindas. É desses livros que as crianças vão adorar ouvir repetidas vezes e os adultos vão se divertir lendo em voz alta.

‘A Orquestra dos Músicos de Bremen’ - Jonas Ribeiro (ed. Elementar)

Inspirado no clássico dos Irmãos Grimm (“Os músicos de Bremen”), o livro de Jonas Ribeiro conta a história de quatro animais que vão viver uma aventura musical juntos. As ilustrações tem um quê de desenho animado moderno e criam uma familiaridade enorme para as crianças, mesmo falando sobre instrumentos e sons de orquestras.

E se músicas famosas fossem transformadas em livros para crianças?

‘Octopus’s Garden: O Jardim do Polvo’ - Ringo Starr e Ben Cort (ed. Salamandra)

Que tal uma música dos Beatles ilustrada e adaptada em formato de livro infantil? Para os beatlemaníacos, o livro “Octopus’ Garden” é uma delícia de ler e de compartilhar a paixão pelos garotos de Liverpool desde cedo. A música que Ringo Starr compôs para “Abbey Road” ganhou desenhos coloridos e lúdicos, desses que deixam as crianças fascinadas. Mesmo para quem não é super fã, o livro é muito gostoso.

‘Tudo Vai Dar Certo’ - Cedella Marley e Vanessa Brantley-Newton (ed. Martins Fontes)

E se uma das músicas mais otimistas e positivas do mundo virasse uma história para crianças? A canção “Three Little Birds”, de Bob Marley, foi adaptada por sua filha para se tornar um livro infantil lindo e inspirador. A história sobre um menino (e seus passarinhos) ensina lições de paz e fala sobre a importância da família. É fofo, delicado e lindamente ilustrado. 

‘O Rei’ - Luiz Tatit e Renato Moriconi (ed. Jujuba)

Ainda falando sobre músicas ilustradas, “O Rei” é uma canção de Luiz Tatit adaptada para os pequenos pelo traço de Renato Moriconi. A beleza de ter canções como textos para crianças é que as histórias ganham ritmos muito especiais, e portanto são ótimas de se ler em voz alta. Aqui, o rei é desacreditado pelo povo de seu país até que todos precisam dele. 

Livros infantis podem estimular a criatividade das crianças e, com música, a leitura pode ser ainda mais lúdica / Foto: Josh Applegate / Unsplash
Livros infantis podem estimular a criatividade das crianças e, com música, a leitura pode ser ainda mais lúdica / Foto: Josh Applegate / Unsplash

Histórias sobre grandes musicistas para crianças

‘Chiquinha Gonzaga’ - Edinha Diniz e Angelo Bonito (ed. Callis)

Em um mundo tomado pela cultura estrangeira, é importante expormos as crianças a brasileiros ilustres, certo? Por isso, o livro “Chiquinha Gonzaga”, da coleção “Crianças Famosas”, é desses imperdíveis para os pequenos. A obra fala sobre a infância da compositora, pianista e maestrina e mostra sua paixão pela música.

‘Violeta Parra para Meninas e Meninos’ - Nadia Fink e Pitu Saá (ed. Sur)

Violeta Parra foi uma conhecida musicista, compositora e artista plástica. A chilena é a protagonista de um dos livros da série “Antiprincesas” e leva o leitor para uma viagem no tempo para viver uma aventura musical. É um livro para pais e filhos sobre cultura e paixão pela música.

‘Drum Dream Girl’ - Margarita Engle (em inglês) 

Inspirada pela infância de Millo Castro Zaldarriaga, o livro conta a história da garota cubana que quebrou o tabu sobre meninas que querem tocar tambores. O livro é inspirador e narra uma trajetória verdadeira sobre superação. Desses de encher o coração de esperança, sabe? Perfeito para crianças que são estimuladas a acreditar nos próprios sonhos e amam música.

Coleções de livros musicais infantis

Coleção ‘Que Som é Esse?’ - Vários autores

Dos barulhos da noite aos ruídos da natureza, uma coleção sobre sons não poderia deixar a música de fora. “Que som é esse? - Música” se dedica a mostrar alguns instrumentos, através de desenhos e de um botão que dá uma amostra de como eles soam. Da mesma forma funciona o exemplar dedicado à música clássica. Bem educativo e ótimo para crianças pequenas.

Coleção ‘O Mundo da Música’ - Nereide Schilaro Santa Rosa e Thiago Lopes

A série de três livros se propõe a ser uma espécie de “alfabetização” musical e apresenta às crianças os sons, os instrumentos e as músicas do nosso folclore. Através de ilustrações coloridas e lúdicas, o livro convida os pequenos para brincadeiras sonoras. É uma jornada cultural bem descontraída e divertida para a iniciação musical. 

Publicidade

Background

Relacionados

Canais Especiais