Os melhores documentários para assistir de graça sobre hip-hop, break e dança de rua
Entretenimento

Os melhores documentários para assistir de graça sobre hip-hop, break e dança de rua

Por se tratar de um assunto tido como de interesse específico (tolinhos...) ou por ter distribuição limitada, muitos documentários sobre hip-hop não tiveram reconhecimento na época de seus lançamentos. Desde que surgiu na década de 1970 no sul do Bronx, como um movimento cultural abrangendo hispânicos, jamaicanos e afro-americanos, o hip-hop desperta a curiosidade de cineastas, que já lançaram títulos bastante interessantes, mas que acabaram se perdendo em videolocadoras ou em coleções particulares.

Felizmente, nada que a tecnologia do streaming não possa localizar e reproduzir! Os primeiros documentários, como o clássico "Style Wars", de Tony Silver, e "Wildstyle", de Charlie Ahearn, parcialmente dramatizado, são alguns dos títulos pioneiros a retratar o gênero. Hoje é possível assistir a uma infinidade de produções sobre hip hop, break e dança de rua, muitas com o status de cult. O site "Ok Player" selecionou uma dúzia entre os mais raros e interesantes que estão disponíveis na web.

1. ‘Wreckin Shop: Live From Brooklyn’ (1992)

Originalmente produzido para a Public Broadcasting Service, o filme do diretor de videoclipes Dian Martel foi redescoberto e acabou virando cult anos depois no YouTube. Rodado em preto e branco, aborda de forma abstrata a dança freestyle que surgiu em Nova York na sequência do break dance e influenciou dançarinos em todo o mundo.

2. ‘Breakin’ n Enterin’ (1983)

Antes de criar o sitcom "Martin", estrelado por Martin Lawrence, o roteirista e diretor Topper Carew filmou esse retrato da primeira geração da dança hip-hop da costa oeste. Com performances de Michael "Boogaloo Shrimp" Chambers e um iniciante Ice-T, "Breakin 'n Enterin'" é tão importante quanto documentários clássicos da cultura jovem dos anos 1980, como "Heavy Metal Parking Lot", sobre fãs de heavy metal, e "The Decline Of Western Civilization", sobre a cena punk rock de Los Angeles.

3. ‘Freestyle: The Art Of Rhyme’ (2000)

Fazendo uma conexão da arte do rap com suas influências, desde a poesia ao rap jamaicano, "Freestyle: The Art Of Rhyme" é uma declaração de amor ao spoken word. Sobrenatural, Medusa, Freestyle Fellowship, Yassin Bey, Otherwize e muitos outros mostram suas habilidades e falam sobre sua arte.

4. ‘Big Fun In The Big Town’ (1986)

Esse documentário feito por uma rede de TV holandesa está repleto de momentos clássicos do hip hop. A equipe esteve em Nova York em 1986, em plena efervescência da cena. Fizeram várias entrevistas, registrando apresentações de crianças pelas ruas, além de mostrar nomes que, em pouco tempo se tornariam famosos, como Grandmaster Flash levando "Take Me To The Mardi Gras", e Doug E. Fresh beatboxing.

5. ‘Mad Meaning Good’ (1987)

A produção da BBC dirigida por Tim Westwood revela como era a cena hip-hop em Londres nos anos 1980, com entrevistas com DJs, grafiteiros e lendas locais como a dupla Cookie Crew e o London Posse que, segundo o "The Daily Telegraph", "finalmente deram ao rap britânico uma identidade própria".

6. ‘Stolen Moments: Red Hot & Cool’ (1994)

Tendo como ponto de partida um concerto no Supper Club em Manhattan, o documentário mistura artistas populares de rap, como The Pharcyde, Guru, Digable Planets e The Roots, a músicos de jazz como Donald Byrd, Pharoah Sanders e Lester Bowie. O pano de fundo é a epidemia de Aids e a vida dos negros americanos. O diretor Earle Sebastian mescla os shows com depoimentos de ativistas, ampliando o contexto sócio-político do trabalho.

7. ‘Scratch’ (2001)

O DJ é o personagem principal nesse filme de Doug Pray. Com foco na discotecagem e no garimpo de LPs raros para incrementar as festas, o documentário entrevista e mostra o som de vários DJs, como QBert, Jazzy Jay, Steve Dee e Babu, para dar um amplo panorama da atividade.

8. ‘Copyright Criminals’ (2009)

O documentário fala sobre os tão discutidos samplers e suas implicações artísticas e legais. Ao celebrar a criatividade da produção de novas composições a partir de gravações pré-existentes, o filme também questiona sobre direitos autorais - muitos artistas não recebiam nada na era de ouro do rap.

9. ‘Wave: Wave: A True Story In Hip Hop’ (2016)

O documentário disponível na Amazon conta a história do dançarino Tony Draughon Wesley, conhecido como Mr. Wave por causa de seu estilo fluído e vanguardista. O menino nascido no Bronx decidiu que ia se dedicar à dança inspirado em Michael Jackson e foi um dos artistas mais influentes da história do hip hop. Ele é o fundador da instituição I Am That Kid.

10. ‘Cry of the City Part 1: The Legend Of Cornbread’ (2007)

Outro ótimo filme disponível na Amazon é esse documentário que detalha a vida de Darryl McCray, também conhecido como Cornbread. Ele é reconhecido como o primeiro grafiteiro moderno, e seu estilo abriu caminho para todos os artistas visuais que o seguiram. Escrever na lateral do avião particular do Jackson 5 e invadir o zoológico da Filadélfia e marcar seu nome em um elefante são apenas algumas de suas ousadias contadas no filme.

11. ‘J. Dilla: Still Shining’ (2011)

O rapper, DJ e produtor musical americano de Detroit é considerado como um dos mais influentes produtores da história do hip-hop. O documentário de Brian “B. Kyle ”Atkins mostra sua importância para a comunidade com depoimentos da família, Erykah Badu, Bilal, Questlove e outras personalidades. Dilla, que lançou apenas três álbuns e ficou conhecido como o padrinho do lo-fi hip hop, morreu de ataque cardíaco em 2006, três dias após o lançamento do último álbum "Donuts".

12. ‘808: The Heart Of The Beat That Changed Music’ (2015)

O documentário analisa como uma máquina foi capaz de moldar o som house, techno, trap, drum n 'bass, hip-hop e muito mais. No caso, a bateria eletrônica TR-808, lançada em 1980 pela fábrica japonesa Roland. A produção inclui entrevistas com músicos como Juan Atkins, Arthur Baker, Pharrell Williams e Questlove. Disponível na Amazon.

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest