Os melhores filmes sobre músicos famosos
Entretenimento

Os melhores filmes sobre músicos famosos

0Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do Pinterest

Publicidade

Com o enorme sucesso da cinebiografia do Queen, "Bohemian Rhapsody", pairou no ar aquela nostalgia gostosa de assistir aos filmes que retratam as histórias dos nossos ídolos da música favoritos. E, veja bem, são muitos longa-metragens sobre o tema (mesmo!). Na impossibilidade de escolher apenas dez, quinze, vinte (...) deles, reunimos todos o que consideramos imperdíveis. Está tudo dividido em categorias, com os devidos motivos pelos quais você deveria assisti-los. Prepare a pipoca, aí. 

LEIA MAIS: Na Broadway ou em Hollywood: 23 histórias retratadas nas telas e nos palcos

VEJA TAMBÉM: 10 músicas originais (e maravilhosas) de filmes de super-heróis

Filmes e séries sobre rappers

:: "Straight Outta Compton: A História do N.W.A." (2015): está disponível na Netflix. O longa é dirigido pelo experiente F. Gary Gray, que já fez clipes para grandes nomes do hip-hop americano: Ice Cube, Queen Latifah, TLC, Dr. Dre, Jay-Z e Mary J. Blige. A biopic sobre o grupo N.W.A. é ótima e os atores são extremamente parecidos com os personagens reais, o que torna tudo ainda mais fiel. Aliás, o filho do Ice Cube, O'Shea Jackson Jr., interpreta o próprio pai no longa.

:: "Unsolved", também da Netflix fala sobre os crimes envolvendo a morte de Notorious B.I.G. e Tupac Shakur. Você pode escolher assistir aos dez episódios do programa, ou procurar por conta própria assistir às biopics dos rappers: "Notorious B.I.G. — Nenhum Sonho é Grande Demais", de 2009, e "All Eyez on Me", de 2017.

:: "8 Mile — Rua das ilusões", de 2002, também está na Netflix. O filme conta a história de Eminem, que interpreta ele próprio, o que é o máximo. Foi a primeira vez dele atuando para valer.

Longas sobre músicos brasileiros

Se tem uma coisa que o cinema brasileiro sabe produzir bem são cinebiografias de músicos. E que bom, viu? São muitas histórias incríveis para a gente se emocionar e cantar junto. 

:: Uma das mais incensadas é "Elis", de 2016, sobre a pimentinha. O filme está disponível no serviço de streaming da Globo, o Globoplay. 

:: De 2014, temos "Tim Maia", baseado na biografia escrita por Nelson Motta. O livro é melhor que o filme, sejamos honestos. Mas, mesmo assim, é uma experiência e tanto.

:: Em "Cazuza – O Tempo Não Pára", de 2004, o ator Daniel de Oliveira interpreta o eterno líder do Barão Vermelho com toda a dignidade possível. Uma das melhores biopics feitas sobre o gênero. 

:: "Dois Filhos de Francisco", de 2005, passa toda hora na "Sessão da Tarde". Basta ter paciência e procurar saber quando será reprisado. Sucesso absoluto de bilheteria, trata-se de um filme belíssimo e muito emocionante.  

:: "Somos Tão Jovens", de 2013, é basicamente sobre a Legião Urbana e seu líder, Renato Russo. Tem também "Faroeste Caboclo", lançado no mesmo ano, sobre a famosa música do grupo..

:: "Noel — Poeta da Vila", de 2006, traz um detalhe interessante: o Supla atua no filme sobre o sambista. 

:: O bônus track da categoria é "Maysa: Quando Fala o Coração", de 2009, que na verdade é uma minissérie da Globo. Mas é do tipo imperdível. A emissora, aliás, tem diversos outros programas sobre músicos brasileiros, como "Dalva e Herivelto: Uma Canção de Amor", com Fábio Assunção e Adriana Esteves como protagonistas. 

Filmes sobre rockstars famosos

 ::  Em "The Runaways — Garotas do Rock" (2010), Kristen Stewart e Dakota Fanning interpretam as incríveis Joan Jett e Cherie Currie. Só por isso o filme já vale! 

 :: "Não Estou Lá", de 2007, é uma obra-prima sobre a vida de Bob Dylan. Detalhe: o cantor é interpretado por seis atores, cada um representando uma de suas fases. O elenco é "fraco", poxa. Só conta com Marcus Carl Franklin, Ben Whishaw, Heath Ledger, Christian Bale, Richard Gere e Cate Blanchett.

 ::  Você gosta de cultzera? Então vá assistir ao filme sobre o baixista do Sex Pistols e sua namorada. O longa é intitulado "Sid & Nancy — O Amor Mata", de 1986.

 :: "Bohemian Rhapsody", de 2018, está nesta lista pelo simples fato de Rami Malek e todo o elenco fazerem jus aos personagens da vida real. Aliás, veja nossa lista especial sobre curiosidades do filme.

 ::  Outro filme que não poderia ficar de fora é "Johnny & June", de 2005. O longa rendeu o Oscar de melhor atriz a Reese Witherspoon (June Carter). Já Joaquin Phoenix (Johnny Cash) foi indicado ao prêmio de melhor ator, mas não levou. 

 ::  "The Beach Boys: Uma História de Sucesso", de 2014, foi indicado a dois Globos de Ouro, mas não levou nenhum. Uma pena, porque o elenco é ótimo e o filme é emocionante.

 ::  Antes de os Beatles serem os Beatles, eles eram apenas cinco rapazes comuns de Liverpool. É justamente isso que narra "Backbeat — Os Cinco Rapazes de Liverpool", sobre o início da carreira dos fab four.

 ::  "Rocketman", biografia de Elton John, só estreia nos EUA em 31 de maio, mas estamos super ansiosas para assistir. O filme, dirigido por Dexter Fletcher, tem uma pegada meio surrealista e é repleto de figurinos incríveis. Save the date!

Filmes sobre ícones do jazz, soul e R&B

 ::  Por seu papel como o pianista Ray Charles em "Ray" (2004), Jamie Foxx levou o Oscar de melhor ator. O longa, aliás, conta com um elenco incrível, com Kerry Washington, Regina King e Terrence Howard. Vale cada segundo!

 ::  Don Cheadle é o trompetista Miles Davis em "A Vida de Miles Davis", de 2015. Precisa dizer mais alguma coisa?

 ::  "Dreamgirls — Em busca de um sonho", de 2006, é daquelas obras que assistimos por dois motivos: o filme foi premiado no Oscar — Jennifer Hudson levou a estatueta de melhor atriz coadjuvante — e porque tem Beyoncé atuando.

 ::  "Get on Up — A História de James Brown", de 2014, não é um filme famoso, mas deveria por dois motivos: James Brown é interpretado por Chadwick Boseman, o Pantera Negra, e tem Viola Davis no elenco. 

 ::  "Tina", de 1993, é lição de casa obrigatória. O filme narra a incrível história de Tina Turner e como ela se livrou do relacionamento abusivo com o ex-marido, Ike Turner.

Filmes sobre músicos estrangeiros

 ::  "Piaf — Um Hino ao Amor" (2007), rendeu a Marion Cotillard o Oscar de melhor atriz. Ela é a única artista francesa a vencer o prêmio. O filme sobre a cantora Edith Piaf  também levou a estatueta na categoria maquiagem. 

 ::  Na cinebiografia de Selena Quintanilla, "Selena" (1997), a cantora é interpretada por Jennifer Lopez. Ou seja, um bom motivo para você assistir! 

 ::  "O Pianista" (2002) é um filme de Roman Polanski, cineasta polêmico, para dizer o mínimo. Mas como a obra não é seu criador, vale assistir à biopic de Wladyslaw Szpilman e sua incrível história durante a Segunda Guerra Mundial. O longa ganhou três prêmios no Oscar: melhor ator para o protagonista Adrien Brody, melhor diretor para Polanski e melhor roteiro adaptado.

Publicidade

Background

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest