Ouça a música guardada nos anéis do tronco de uma árvore
Criatividade

Ouça a música guardada nos anéis do tronco de uma árvore

Publicidade

Basta uma noite silenciosa em meio às árvores e animais para se ter certeza da imensa musicalidade que a natureza nos oferece – como uma sinfonia de cantos e instrumentos vivos, perfeitamente harmoniosa e incrivelmente experimental. E mesmo as árvores, que parecem silenciosas, são feitas, na verdade, de música — é isso que o músico alemão Bartholomäus Traubeck comprova em seu ábum Years: através de um equipamento especialmente desenvolvido, ele literalmente capta o som dos anéis das árvores, que funcionam como a face de um vinil.

SUSTENTABILIDADE: Ópera de Sydney se compromete a deixar de emitir gás carbônico

OUÇA: Sons da natureza do mundo todo são reunidos em mapa sonoro

Se um toca-discos convencional "lê" os sulcos do LP, a tecnologia desenvolvida por Traubeck reconhece a textura, profundidade e a cor dos anéis – que normalmente são utilizados para identificar a idade, o crescimento e as condições ambientais de uma árvore – e, através de um algoritmo, transforma tais dados em notas em um piano.  A mecânica do equipamento funciona de forma similar a uma vitrola, com um disco da árvore girando e “emitindo” os sons transformados por meio de um piano. 

Para o experimento, o alemão usou troncos de árvores como carvalho, amieiro, nogueira e faia. E como nada é mais infinitamente criativo e artístico do que a natureza, nenhuma árvore é igual a outra em seus anéis – e, assim, cada uma possui uma música própria, singular e inimitável. “Years” está disponível no site de Traubeck, como um pequeno registro de uma música que as árvores possuem em si.

Publicidade

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest