Ouça a música magnética que a Terra 'canta' ao ser atingida por uma tempestade solar
Tecnologia

Ouça a música magnética que a Terra 'canta' ao ser atingida por uma tempestade solar

Um time de cientistas da ESA (Agência Espacial Europeia) conseguiu captar uma "sinfonia" incrível produzida pela própria natureza e totalmente desconhecida dos seres humanos. Trata-se do "som" que a Terra faz quando é atingida por uma tempestade solar — ou geomagnética — (ouça abaixo). Essa "música" foi descoberta através de dados da missão espacial Cluster. Legal, né?

Você deve estar se perguntando: como acontece o "canto" do planeta? Pois bem, ele é gerado a partir de uma perturbação temporária da magnetosfera — área em torno de um corpo celeste que sofre influência de um campo magnético —, causado por uma onda de choque do vento solar ou nuvem magnética que interage com o campo magnético da Terra.

Para criar a gravação, a equipe internacional de cientistas analisou duas décadas de dados da missão Cluster — que enviou quatro sondas para orbitar o planeta a partir de 2001. Deste ano até 2005, uma das sondas passou por seis colisões. Graças a esse fenômeno, podemos escutar a "música" da Terra em 2019.

Neste estudo, os pesquisadores também descobriram que o planeta não fica "quieto" quando não está interagindo com nenhuma tempestade. Na verdade, a Terra canta sozinha, sem a ajuda de ninguém, mas em uma frequência bem mais baixa e menos complexa do que quando está sendo atingida por ventos solares ou nuvens magnéticas.

O líder do estudo da ESA, para nossa felicidade, foi uma mulher. Trata-se da astrofísica Lucile Turc, da Universidade de Helsinque, na Finlândia. Ela e seu time publicaram o artigo sobre a "música" da terra na revista científica "Geophysical Research Letters", no dia 18 de novembro.

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest