Ouvir música clássica ajuda na redução de dores e inflamações, afirmam pesquisadores
Tecnologia

Ouvir música clássica ajuda na redução de dores e inflamações, afirmam pesquisadores

0Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do Pinterest

Publicidade

Um estudo realizado na Universidade de Utah, nos EUA, revelou que ouvir música clássica faz bem para a saúde, principalmente porque reduz dores e inflamações no corpo humano. Legal né?  Para chegar ao resultado, pesquisadores colocaram um grupo de camundongos — cujas patas estavam inflamadas — para ouvir Mozart durante três horas num período de 21 dias. Já o outro time de roedores ficou sem ouvir qualquer tipo de música. Após três semanas de testes, descobriu-se que 77% dos animais que ouviram as canções do maestro austríaco sentiram menos dor. Os que não foram expostos a música, por outro lado, continuaram a sofrer.

LEIA MAIS: Crianças expostas a reggae e música clássica tendem a tentar coisas novas quando adultas, afirmam psicólogos

VEJA TAMBÉM: Surdo, Beethoven utilizava aparelhos auditivos 'incomuns' para continuar a fazer música

A análise feita pela equipe da Universidade de Utah também mostrou que certos tipos de medicamentos têm maior eficácia ao som de música clássica. O ibuprofeno, por exemplo, pode diminuir o inchaço em 93% se administrado ao som de Mozart. 

Apesar dos resultados positivos, os cientistas não souberam responder como a música clássica contribuiu para o tratamento de dores e inflamações. Eles acreditam, baseados em pesquisas anteriores, que o tratamento associado a sons auxilia na diminuição de hormônios do estresse, como o cortisol. Além do mais, composições como as de Mozart, por exemplo, são extremamente relaxantes para o sistema nervoso humano. 

"Queremos entender como estruturas musicais podem ser traduzidas em padrões elétricos no cérebro e no sistema nervoso periférico", disseram os autores da pesquisa.

Para ler o artigo complexo, acesse o site da revista "Frontiers in Neurology", onde ele foi publicado.

Publicidade

Background

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest