Paciente toca piano durante cirurgia para remover tumor no cérebro
Inspiração

Paciente toca piano durante cirurgia para remover tumor no cérebro

Publicidade

Uma cirurgia complexa para remover um tumor no cérebro acabou em música. O mineiro Airton Rodrigues, de 55 anos, é pianista e há seis anos havia descoberto um câncer cerebral. Apesar de já ter sido operado anteriormente, ele precisou passar por um novo procedimento e, desta vez, tocou piano durante a operação. Foi uma forma que os médicos encontraram para monitorar reações do paciente durante a cirurgia e controlar possíveis danos que gerassem sequelas. O caso aconteceu no Hospital de Saúde São João de Deus, em Divinópolis, Minas Gerais. 

LEIA MAIS: Fã canta música do Weezer durante cirurgia e é convidada pela banda para tocar em show

VEJA TAMBÉM: As 20 músicas mais escutadas por médicos em salas de cirurgia

“Nós operamos o paciente há cerca de três anos, mas agora o tumor reativou em uma área de sensibilidade e estava comprometendo o desempenho da sua profissão. Por isso, resolvemos realizar esta cirurgia com o paciente acordado durante a ressecação", explicou o neurocirurgião responsável pelo caso, doutor Thales Morais, em nota publicada pelo perfil do hospital nas redes sociais. Airton chegou a ser sedado no começo do procedimento, mas foi acordado em seguida para ser monitorado. 

O pianista Airton Rodrigue e a equipe médica do Hospital de Saúde São João de Deus / Foto: Divulgação
O pianista Airton Rodrigue e a equipe médica do Hospital de Saúde São João de Deus / Foto: Divulgação

Em um vídeo que acompanha a publicação feita pelo complexo de saúde, é possível ver Airton na mesa de cirurgia enquanto toca uma música escolhida por ele mesmo. Chamada de "Doce Sentir", a canção ainda é cantarolada pelo paciente. De acordo com a nota do hospital, esse tipo de monitorização permitiu identificar exatamente as áreas funcionais ao redor do tumor e, assim, permitiu que os médicos ressecassem cuidadosamente a lesão para preservar o máximo de fibras neuronais sadias. 

Assista: 

Publicidade

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest