Era um dia comum na vida do crítico de música Rob Harvilla. Ele estava no carro voltando de um aniversário com sua família, quando começou a tocar na rádio local a canção "Funny Business", de Alice Merton. O homem, pai de uma criança de cinco anos, a princípio não notou, mas seu filho ficou totalmente vidrado na música da jovem, de apenas 25 anos. Ele descreveu a sensação como se a criança estivesse "se apaixonando" pela primeira vez. Tanto que, ele e o pequeno escutaram a música, depois, umas "50 mil vezes seguidas", brincou Rob.
VEJA TAMBÉM: Por que ensinar música para crianças desde cedo?
Ver a paixão pela música despertar em seu filho fez com que o crítico refletisse sobre sua própria experiência. E, também, de outras pessoas. Afinal, você se recorda quando se apaixonou pela música? O que você estava fazendo? O que estava tocando? É uma memória belíssima, mas que, infelizmente, nem todos têm.
Em seu relato escrito para o site "The Ringer", Rob contou que, apesar de ser crítico, tenta não empurrar "música legal" para seu filho. Ele fica satisfeito sabendo que o pequeno curte escutar a trilha sonora de "Frozen" ou "Trolls" — apesar de, às vezes, ficar de saco cheio de ouvir tantas vezes a mesma coisa.
Mesmo sendo um pai mais liberal, ele se sente na obrigação de passar uma espécie de "herança familiar" para seu filho, que é gostar da banda They Might Be Giants. Rob, aos 8 anos, ficou fascinado pelo grupo e seu clipe baseado na missão espacial Apollo 18. Então, ele espera que o mesmo aconteça com sua criança, ainda que não possa controlar o que ela vai curtir ouvir ou não.
Por enquanto, o pequeno de 5 anos se amarra em escutar "Don’t Let Me Down", dos Chainsmokers, "Burn The House Down", "House of Jealous Lovers", "U Can't Touch This", do AJR, "Policy of Truth", do Depeche Mode, e "Knockin' Boots", do Candyman. Mas, como lembrou o pai, ele sempre acaba pedindo para ouvir de novo e de novo a faixa "Funny Business", de Alice Merton.
Inspiração
Dançarina de Beyoncé, Ferly Prado conta como Tina Turner a ajudou a sair de um casamento abusivo
Entretenimento
Little Richard: as 20 músicas essenciais do ídolo inspirador de Paul McCartney, Sam Cooke e outros gênios
Entretenimento
Little Richard, prestes a fazer 87 anos, debilitado por cirurgia no quadril, canta para Tom Jones ao telefone
Inspiração
Joe Henry, o cunhado supertalentoso de Madonna, supera câncer e lança canções que buscam 'humanidade' na música
Inspiração
Amadou e Mariam, o casal de cegos mais amado do planeta pop, têm o segredo para resistir e manter a doçura em tempos conturbados
Inspiração
Massive Attack lança projeto para reduzir a pegada de carbono da indústria fonográfica