Paul McCartney, Frank Sinatra, Dolly Parton, Marcelo Fromer e outros músicos que se arriscaram na cozinha — e em livros de receitas
Entretenimento

Paul McCartney, Frank Sinatra, Dolly Parton, Marcelo Fromer e outros músicos que se arriscaram na cozinha — e em livros de receitas

Ela adora chegar dos ensaios e shows e vestir um avental para cozinhar. Uma das maiores vozes americanas chamou os amigos para reunir receitas. Já um dos Beatles propôs deliciosas receitas para se ter uma "segunda-feira sem carne".

Conheça alguns dos nomes do mundo da música que publicaram livros, participaram de programas de culinária e, mais importante, mostraram o quanto são bons no palco e fazendo comida. O "Lounder Sound" e o "NME" fizeram suas listas e aqui destacamos algumas das publicações mais interessantes, que incluem representantes brasileiros também.

'Coma lá em casa?' — Esdras Nogueira e Mariana Escosteguy Cardoso

Esdras, ex-Móveis Coloniais de Acaju e atual músico das bandasConsuelo e Senhor Gonzales Serenata Orquestra, e sua mulher, a produtora Mariana, começaram a publicar receitas em um blog. O projeto cresceu e hoje é um site que compartilha o dia a dia gastronômico do casal, além dos projetos Jantar lá em casa e Coma No Jardin, parceria com o Petit Jardin. As receitas são divididas em seções para todos os gostos: "Tá na época", "Vegetarianas", "Receitas nossas", "Para adoçar a vida" e muito mais. Os textos que abrem as receitas são leves, explicadinhos e passam uma sensação de bate-papo entre amigos na cozinha de casa.

Esdras e Mariana: receitas da própria cozinha. Foto: Reprodução
Esdras e Mariana: receitas da própria cozinha. Foto: Reprodução

'Dolly’s Dixie Fixin’s' — Dolly Parton

Quando ela chega em casa de seus compromissos musicais, o que Dolly Parton mais gosta é de amarrar um avental e ir para a cozinha. Como é o caso da maioria dos livros de receitas, este é composto principalmente de receitas de outras pessoas, embora os fãs fiquem felizes em saber que há muitas ideias da própria cantora. Como o seu Hello Dolly Bars, que ela apresenta com uma história sobre como uma vez ela ficou "tão gorda, que quando precisava levantar, minha bunda tinha que fazer duas viagens". Zoeira à parte, não faltam receitas de cozinha regional do sul dos EUA.

Dolly na época em que participou do programa “Home & Family: The Ultimate Dollywood Experience”. Foto: Reprodução
Dolly na época em que participou do programa “Home & Family: The Ultimate Dollywood Experience”. Foto: Reprodução

'If it Makes You Healthy' — Sheryl Crow

Conhecida tanto por sua aparência jovem e chique quanto por suas canções ensolaradas e sinceras, a cantora escreveu este livro com seu chef pessoal, Chuck White. Ela passou a se interessar por nutrição após receber um diagnóstico de câncer e perceber que os alimentos poderiam, pelo menos em parte, ajudar sua recuperação. Receitas como sopa de humus quente, risoto de cevada e legumes e brownies veganos de chocolate com menta podem não deixar os paladares aguçados, mas ela dá margem a "escapadas", quando fala sobre uma tal zona de trapaça de 10%, que permite ao cozinheiro adicionar uma colher de açúcar a uma sobremesa, em vez de agave e abacate amassado.

'Karma Cookbook' — Boy George

O Karma Cookbook, lançado em 2001 pelo cantor Boy George, é o resultado de uma parceria com sua mentora Dragana Brown. Ele conta que tornou-se mais saudável e feliz depois que descobriu a culinária macrobiótica. Variando de sopas nutritivas e pratos principais saudáveis a bebidas saudáveis e sobremesas sem açúcar, as receitas são acompanhadas por conhecimento especializado e conselhos práticos.

Capa do livro de receitas macrobióticas de Boy George
Capa do livro de receitas macrobióticas de Boy George

'Liberace Cooks! Recipes From His Seven Dining Rooms' — Liberace

O excêntrico pianista Liberace (1919-1987) tinha sete salas de jantar em sua casa, cada uma com um tema diferente. E não era apenas extravagância, ele realmente gostava de cozinhar. No vídeo, de avental brilhante, aparece cozinhando com o apresentador David Letterman. Claro, caçarola de ovo não empolga hoje em dia, mas se trata de algo dos anos 1970. Mas outros pratos parecem mais atuais, como rabada refogada com um toque de sriracha.

'Músicos na Cozinha' — Vários

A edição de 120 páginas, como o próprio nome indica, tem receitas de vários músicos pernambucanos, além de DJs, produtores e outros profissionais da indústria fonográfica. DJ Dolores, Nicola Sultanum, Isaar, China, Patrick Tor4, Ylana Queiroga, Zé Cafofinho e Renata Rosa são alguns que revelam suas receitas preferidas. O livro ainda tem um pequeno glossário de termos e pratos típicos, além de um guia de 100 lugares para se comer no Recife.

O DJ Dolores é um dos que colaboraram no livro de receitas. Foto: Reprodução
O DJ Dolores é um dos que colaboraram no livro de receitas. Foto: Reprodução

'Rock ‘n’ Roll Cuisine' — Robin Le Mesurier & Peggy Sue Honeymoon Scott

Essa coleção enorme foi compilada pela viúva do guitarrista dos Pretenders, James Honeymoon Scott (1956-1982), e pelo filho da atriz Hattie Jacques e do guitarrista John Le Mesurier. Entre suas 96 páginas repletas de calorias, há uma sopa de ervilhas de Eric Clapton, um prato de vieiras de Brian Johnson, do AC/DC, salada Caesar de Paul Stanley, feijão na torrada de Dave Murray e bolo de carne do... Meat Loaf. A receita mais, digamos, estranha, tem a assinatura de Ozzy Osbourne: um frango cozido que leva quatro maçãs grandes, uma lata de pêssegos, um pote de curry e um vegetal.Na página do livro no Facebook é possível conferir receitas como a do sanduíche para ressaca de Rod Stewart.

Vários roqueiros colaboraram com receitas nessa edição. Foto: Reprodução
Vários roqueiros colaboraram com receitas nessa edição. Foto: Reprodução

'The Meat Free Monday Cookbook' — Paul, Mary e Stella McCartney

Talvez o livro mais bem sucedido de receitas de músicos, "The Meat Free Monday Cookbook" deu início a um movimento bacana para levar as pessoas a comer menos carne. Lançado em 2009, tem receitas como Quinoa Frutada, Pão de Milho Mexicano, Salada Halloumi Quente, Bolo de Pão de Mel, além de sopas e ensopados. Há contribuições de Mario Battali, Pink e Woody Harrelson. Um livro perfeito para quem se preocupa com sua saúde, meio ambiente e comidas deliciosas. No site do Meat Free Monday, é possível encontrar favoritos da família McCartney como o nhoque de batata doce.

"The Meat Free Monday Cookbook": bem sucedido. Foto: Reprodução
"The Meat Free Monday Cookbook": bem sucedido. Foto: Reprodução

'The Sinatra Celebrity Cookbook: Barbara, Frank & Friends' — Frank Sinatra

Frank Sinatra (1915-1998) era um cozinheiro entusiasmado, e seus amigos também eram afiados, ao que parece, pois deram ótimas contribuições a este livro. Da receita de biscoitos de Katharine Hepburn, ao frango frito de Whoopi Goldberg, passando pela Pasta Fagioli de Barbara e ao próprio prato de frango, batata e cebola de Frank, a obra tem receitas fáceis e elegantes, é claro.

Frank Sinatra e a mulher reuniram estrelas no livro de receitas. Foto: Reprodução
Frank Sinatra e a mulher reuniram estrelas no livro de receitas. Foto: Reprodução

'Você tem fome de quê? Toque as músicas e faça as receitas' - Marcelo Fromer

O livro do guitarrista Marcelo Fromer (1961-2001) foi lançado em 1999 depois de uma extensa pesquisa em restaurantes durante as turnês realizadas pelos Titãs. O guia informal de gastronomia traz 63 receitas de 25 restaurantes do país, além de letras cifradas dos maiores sucessos do grupo. O livro está esgoyado, mas há receitas disponíveis online, como a do risoto de verão.

Capa do livro de Marcelo Frommer. Foto: Reprodução
Capa do livro de Marcelo Frommer. Foto: Reprodução
Tags relacionadas:
EntretenimentoLista

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest