Robert Freeman, fotógrafo por trás de imagens de capa de discos dos Beatles, faleceu neste sábado (9), aos 82 anos. Ele foi responsável por registrar o grupo nos álbuns "Help!", de 1965, "Rubber Soul", do mesmo ano, e "A Hard Day's Night", de 1964, entre outros.
VEJA TAMBÉM: Beatles atravessando a Abbey Road — há 50 anos, fotógrafo escocês clicava a famosa imagem
Em homenagem ao profissional, Paul McCartney, de 77 anos, escreveu um relato emocionante. "Ele foi um dos nossos fotógrafos favoritos e o responsável por algumas das nossas capas mais icônicas", disse o músico. "Além de ser um ótimo profissional, ele era criativo e um pensador verdadeiramente original. Vou sentir falta desse homem maravilhoso, mas sempre guardarei com carinho as ótimas memórias que tenho dele."
O ex-beatle ainda contou como Robert conseguiu clicá-los para a capa do disco "With The Beatles", de 1964. "As pessoas pensam que aquela imagem em meia sombra foi feita numa sessão de estúdio cuidadosamente produzida, mas não. Na verdade, ela foi registrada muito rapidamente por Robert no corredor de um hotel em que estávamos hospedados. Ele usou a luz natural que vinha da janela no fim do corredor. Não demorou mais do que 30 minutos para conseguir o clique perfeito", contou Paul.
Na capa de "Rubber Soul', um pequeno acidente contribuiu para uma excelente ideia. "Seu hábito era usar um projetor de slides para mostrar as fotos em um pedaço de cartolina branca que era exatamente do tamanho de uma capa de álbum, para nos dar uma ideia exata de como seria a aparência do produto final. Durante a sessão, a cartolina, que tinha sido apoiada em uma pequena mesa, caiu para trás, dando uma impressão de imagem 'esticada'. Em vez de simplesmente arrumar a cartolina, nós ficamos empolgados com a ideia de usar essa versão nova da fotografia. Ele nos assegurou que era possível imprimir a imagem daquele jeito. Como o álbum se chamava 'Alma de Borracha', achamos que se encaixava perfeitamente no conceito", escreveu Paul.
Ringo Starr, assim como o ex-beatle Paul, manifestou pesar pela morte do fotógrafo e escreveu uma mensagem de alento à família de Robert no Twitter: "Que Deus abençoe Robert Freeman, paz e amor para toda a sua família".
Robert, nascido em 5 de dezembro de 1936, começou sua carreira no jornal britânico "Sunday Times", e fotografou para o primeiro calendário Pirelli — famoso por trazer mulheres jovens nuas a cada mês —, em 1964. Ele também registrou os Beatles para as capas de "With The Beatles", de 1964, e "Beatles For Sale", de 1963, e participou das sequências finais dos filmes "A Hard Day’s Night" e "Help!".
Foi descoberto pelo empresário do Fab Four , Brian Epstein, em 1963. Ele começou a chamar atenção na cena de musical da capital inglesa por fotografar artistas de jazz, como John Coltrane.
Entretenimento
Robert Plant lembra como Phil Collins foi fundamental para estabelecer sua carreira solo pós-Led Zeppelin
Entretenimento
David Bowie: fase 'espacial' inspira show imersivo de 4 horas em planetário inglês
Entretenimento
Roxette: a verdadeira história de 'It Must Have Been Love', a 'obra-prima da dor' da trilha do filme 'Uma Linda Mulher'
Entretenimento
Ozzy Osbourne oferece recompensa de US$ 25 mil para tentar recuperar guitarra de Randy Rhoads
Entretenimento
J Balvin fecha o ano conseguindo a posição global de destaque que Anitta pretende
Tecnologia
Hitmakers de Rihanna investem em app para cantores e compositores que pretende ser 'o futuro'