Por que algumas pessoas simplesmente não gostam de música?
Tecnologia

Por que algumas pessoas simplesmente não gostam de música?

Publicidade

Apesar de não ter nenhuma função primordial na sobrevivência humana, ouvir música costuma ser uma atividade extremamente prazerosa. Porém, em um estudo publicado na semana passada pelo jornal “Current Biology”, pesquisadores apresentaram considerações sobre um grupo de pessoas que, surpreendentemente, não gosta de ouvir música. 

LEIA MAIS: Músicas familiares podem ser um caminho para tratar pessoas com Alzheimer

SAÚDE: Você sabe o que é o Ecstatic Dance?

Sim, elas existem. Não é uma questão de variação de gosto — afinal, tem gente que gosta de pagode e outras pessoas que amam rock. Uma parcela da população mundial simplesmente não responde emocionalmente aos estímulos provocados pela música.

A explicação para isso não é tão simples. Quando escutamos música, o nosso corpo libera uma substância chamada dopamina no cérebro. Conhecida como "neurotransmissor do prazer", a dopamina é "ativada" quando recebemos estímulos relacionados a situações prazerosas, como comida ou sexo. Mas o que acontece com as pessoas que não gostam de música? Os autores da pesquisa sugerem uma explicação neurobiológica. Para uma determinada parcela da população, o estímulo musical simplesmente não é "intenso" o suficiente para provocar sensação de prazer. 

É possível que o padrão de regiões cerebrais ativadas pelo prazer da música sejam ligeiramente diferentes nesses indivíduos do que em outras pessoas. Isso não é incomum, tendo em vista que as pessoas reagem de forma diferente e têm necessidades diferentes com relação às recompensas prazerosas da vida.

Publicidade

Background

Relacionados

Canais Especiais