Projeto escolar leva equipamentos de primeira geração para estudantes criarem músicas
Tecnologia

Projeto escolar leva equipamentos de primeira geração para estudantes criarem músicas

0

Publicidade

Música e tecnologia andam lado a lado. No decorrer dos anos, a evolução de mecanismos tecnológicos transformou a música e a forma de fazê-la. A filosofia por trás da Sonic Arts For All (Safa), uma organização não governamental dos EUA, é justamente levar essas modernidades para crianças da educação fundamental. O projeto pretende dar a elas acesso a equipamentos de primeira geração que auxiliem na composição de suas próprias canções.

LEIA MAIS: Como o violino ajudou uma jovem indiana a driblar o sistema de castas 

ONE LOVE MACHINE BAND: A banda de robôs de sucata que tocam punk rock 

"É incrível quando a luzinha acende na cabeça de uma das crianças em nossos workshops, e elas percebem que podem fazer músicas que eles gostam e têm potencial e talento para isso. Às vezes a tecnologia é a melhor forma de fazê-las notar isso", diz Max Alper, criador e diretor do projeto, em vídeo institucional publicado nas redes sociais. 

Utilizando a tecnologia como componente principal de seu projeto, a Safa leva "laboratórios de som" para escolas em Nova York, Los Angeles e San Juan, capital de Porto Rico, com toda a estrutura necessária para que eles aprendam e expandam seus conhecimentos na área. A tecnologia é o principal componente dos estudos e os laboratórios servem para a produção e edição de sons digitais. No site da ONG, é possível ouvir faixas produzidos por alunos que já passaram pelas aulas da Safa.

O projeto, que começou como um workshop semanal na região do Brooklyn, em Nova York, atualmente organiza até cinco atividades por semana e tem empresas do porte da Apple entre seus parceiros. Com uma campanha ativa no Kickstarter, os coordenadores da Safa pretendem arrecadar fundos para sustentar o projeto pelo próximo ano, seja contratando funcionários mais qualificados ou adquirindo novos equipamentos. 

"Nós orientamos a próxima geração de artistas dando a eles acesso a recursos que os permitem explorar todo seu potencial", diz o texto publicado na página da campanha. "Também damos a eles uma série de habilidades que os permitem atuar em suas economias criativas locais".

Publicidade

Background

Relacionados

Canais Especiais