Quem é Pdogg, produtor do BTS, recordista sul-coreano em ganhos com royalties
Entretenimento

Quem é Pdogg, produtor do BTS, recordista sul-coreano em ganhos com royalties

"Eu acho que você não pode ter medo de novos desafios." Essa é a resposta imediata de Pdogg quando o perguntam qual a principal virtude que um produtor musical pode ter. Pode até parecer algo automático e impessoal mas, pelo jeito, a dica tem dado muito certo para ele, que acaba de ganhar o prêmio sul-coreano Royalties Awards nas categorias melhor compositor e letrista. É fácil entender a façanha quando se sabe que ele faz parte da Big Hit Entertainment e é o produtor do BTS.

Pdogg, nome artístico de Kang Hyo Won, teve os maiores ganhos com royalties na categoria de música popular em 2019 na Coreia do Sul. Em tempo de estouro mundial do BTS, isso significa muito dinheiro mesmo. Em 2018 ele já havia levado os mesmos prêmios da Korea Music Copyright Association, que começou a premiar em 2015 os músicos com os maiores ganhos com royalties no ano anterior.

Pdogg teve os maiores ganhos com royalties na categoria de música popular em 2019. Foto: Reprodução Instagram
Pdogg teve os maiores ganhos com royalties na categoria de música popular em 2019. Foto: Reprodução Instagram

Nome por trás do BTS desde o single de estreia "2 Cool 4 Skool", Pdogg trabalhou em todos os álbuns do grupo. "Quando eu tinha 25 anos, conheci uma comunidade de compositores administrada pelo presidente Bang Shi Hyuk e comecei a enviar algumas composições, que receberam uma boa resposta. Duas ou três delas foram escolhidas para os álbuns do 8eight e Im Jung Hee", lembrou Pdogg, ao descrever sua contratação pela Big Hit ao "No Cut News".

Ele atribui o sucesso da Big Hit ao fato de ter no cast apenas cantores e produtores que amam a música e estão dispostos a ralar muito por ela. "Até nossos amigos do BTS, depois de terminar seus horários, voltam aos estúdios e trabalham com música até de manhã. E não é porque alguém ordenou. Eu acho que eles conseguem fazer isso de maneira proativa, porque realmente amam música", opinou.

Pdogg participou da criação de muitaos dos sucessos do BTS, incluindo hits como "Boy with Luv", "Black Swan", "IDOL", "Fake Love" e "DNA". Mas ele tem um apreço em particular por "I Need U". "No momento em que estávamos trabalhando nela, foi um período muito difícil para mim. Se não funcionasse melhor do que o primeiro single do álbum, "Danger", eu me perguntava que tipo de música teríamos que fazer e não acreditava em minha capacidade. Eu queria desistir, mas o presidente me apoiou. Nesse momento, com sorte, a música 'I Need U' foi lançada. É a música que deu ao BTS uma base importante em um momento crucial", explicou.

Feliz com o sucesso global estrondoso do BTS, ele diz que se associar a produtores internacionais não é algo primordial agora. "Mesmo se trabalharmos de forma colaborativa, o trabalho do produtor estrangeiro vai acabar absorvido pelo estilo do BTS", justificou.

Determinado em tornar-se "conhecedor e interessado em vários campos", Pdogg gosta de dizer que sua maior força como produtor é ser interessado em música e em explorar todas as suas possibilidades. "Trabalho duro para encontrar o meu próprio estilo. Ao combinar o uso de equipamentos da era analógica dos anos 80 e 90 com a tecnologia recente, estou trabalhando para criar meu caminho, diferente do de qualquer outra pessoa", contou. "Se você tem medo, só pode fazer o mesmo estilo de música que sempre fez. Quando você faz música, precisa transformá-la em uma imagem completa para entregar a mensagem claramente", aconselhou.

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest