Rapper de oito anos faz sucesso em Uganda e já inspira 'sucessoras' de sete anos
Entretenimento

Rapper de oito anos faz sucesso em Uganda e já inspira 'sucessoras' de sete anos

Com a marra e desenvoltura próprias de um rapper crescido, o pequeno Fresh Kid, nome artístico de Patrick Ssenyonjo, é sucesso na Uganda. Em um país pobre (o 158º no ranking de Índice de Desenvolvimento Humano) e politicamente complicado — o presidente Yoweri Museveni está no poder desde 1986 e já avisou que vai se candidatar à sexta reeleição em 2021 —, o menino conseguiu, com sua música, sair de Luwero, área rural onde nasceu, e conquistar uma vida melhor para a família na capital Kampala.

Uma de suas músicas mais conhecidas, "Bambi", que significa "por favor" no idioma Luganda, Fresh Kid canta sobre o sacrifício de seus pais para sustentar ele e mais quatro irmãos: "Não me mande de volta para a vila onde não há ajuda; lembro-me de uma época em que o dinheiro era escasso. Conseguir comida era tão difícil".

Segundo o pai e hoje empresário Paul Mutabaazi, seu filho sempre teve talento artístico. "Ele ouvia uma música no rádio, memorizava imediatamente e começar a cantar", contou ao "The East African".

Ainda na área rural onde moravam, um dia Patrick soube que um cantor que ele gostava ia tocar no local. Ele pediu para fazer um show de abertura e ganhou 500 mil xelins (US$ 136) pela apresentação — equivalente ao salário de um mês para um professor em Uganda. Aproveitando a ocasião, o pai entrou em contato com um caçador de talentos, que começou a marcar shows e a produzir músicas para o pequeno rapper.

Fresh Kid começou a ganhar atenção no ano passado, quando o ministro de assuntos infantis de Uganda tentou impedi-lo de cantar, baseado em leis que proíbem o trabalho infantil. Uma briga que gerou manchetes e acabou colocando o público do lado do artista.

No primeiro semestre de 2019, ele já havia emplacado quatro raps freestyle - "Bambi", "Banteeka", "Bamuzeeyi Mukulu", "Taki Taki" com 14K Bwongo, compositor de Senyonjo. Com a primeira, ganhou o prêmio de Melhor Vídeo Internacional do Carolina Music Video Awards, que aconteceu em julho de 2019 na Carolina do Norte.

Fresh Kid ganhou o prêmio de Melhor Vídeo Internacional do Carolina Music Video Awards. Foto: reprodução Youtube
Fresh Kid ganhou o prêmio de Melhor Vídeo Internacional do Carolina Music Video Awards. Foto: reprodução Youtube

Fresh Kid vive atualmente em Kampala com sua família em um apartamento que ele comprou e onde seu pai abriu um salão de beleza. Ele ganhou uma bolsa da Ruparelia Foundation para estudar na Kampala Parents School. E já é visto como inspiração e referência para ouros talentos mirins, como a de Felista, 7 anos (assista ao vídeo abaixo).

Quando está fora do estúdio da Bad Man Records, nos arredores da capital, o rapper não é muito diferente das demais crianças de sua idade e classe social. Talvez o que o diferencie é uma grossa corrente de prata da NBA pendurada em sua roupa estilosa. Quando está trabalhando, ele é só concentração. Segundo produtores, ele consegue gravar uma música em menos de uma hora. "Ele tem uma memória incrível e seus vocais são ótimos", disse Aggrey Akena, um de seus produtores.

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest