Reggae é declarado Patrimônio Imaterial Cultural da Humanidade pela Unesco
Inspiração

Reggae é declarado Patrimônio Imaterial Cultural da Humanidade pela Unesco

Publicidade

A Jamaica está em festa. O reggae agora é considerado, oficialmente, um patrimônio da humanidade. O título foi dado ao ritmo caribenho pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), que o incluiu em sua lista de Patrimônio Imaterial Cultural da Humanidade

TIPO IMPORTAÇÃO: Conheça a inusitada cena de reggae da Islândia 

LEE 'SCRATCH' PERRY: Por que o gênio que lançou Bob Marley continua sendo pioneiro até hoje?

"Sua contribuição para o debate internacional em questões de injustiça, resistência, amor e humanidade ressalta a dinâmica de sua existência como sendo ao mesmo tempo cerebral, sócio-política, sensorial e espiritual. As funções sociais básicas da música - como veículo de comentário social, prática catártica e meio de louvar a Deus - não mudaram, e a música continua a agir como voz para todos", comunicou a Unesco, em nota. 

Para celebrar a inclusão na lisa, a unidade da ONU compartilhou um pequeno documentário que analisa a história do reggae. 

Todo ano, a Unesco acrescenta novos rituais, ritmos, atividades culturais à pauta. Mais de 300 tradições culturais já receberam o título. Entre elas, estão o merengue dominicano, os bauls (grupos de trovadores da região de Bangladesh) e representantes brasileiros, como a roda de capoeira, o frevo e o samba de roda do Recôncavo baiano. 

Com informações da "Rolling Stone".

Tags relacionadas:
InspiraçãoReggaeBob Marley

Publicidade

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest