Revolução no contrabaixo: nova tecnologia nas cordas promete ampliar som do instrumento
Tecnologia

Revolução no contrabaixo: nova tecnologia nas cordas promete ampliar som do instrumento

Longe de ser o "patinho feio" dos instrumentos, o contrabaixo não para de gerar heróis do rock como Paul McCartney, Jack Bruce (1943-2014) e Geddy Lee (do Rush), mas jamais conseguiu ameçar o domínio da guitarra no imaginário e na popularidade do gênero. Uma tecnologia recém-criada, porém, pode melhorar o status do baixo em muito breve e deixá-lo melhor posicionado sob os holofotes, como já acontece com mais frequência no jazz e na soul music.

Um trabalho pioneiro de cientistas escoceses liderados por Jonathan Kemp, da Escola de Física e Astronomia da Universidade de St. Andrews, em parceria com o Centro de Música da Universidade, desenvolveu cordas revolucionárias para contrabaixo.

O baixo pode ganhar melhores tom e harmonia com as novas cordas criadas por cientistas. Foto: Unsplash
O baixo pode ganhar melhores tom e harmonia com as novas cordas criadas por cientistas. Foto: Unsplash

A equipe acadêmica usou uma técnica conhecida como "construção agrupada" e afirma que é algo capaz de mudar o cenário musical. O Dr. Jonathan disse que isso só havia sido aplicado anteriormente a cordas de piano. "Cordas de baixo normais podem ser tocadas até o final do braço, mas as de tom mais baixo soam ruins e não harmonizam muito bem com notas mais altas. Minhas novas cordas permitem um tom aprimorado ao tocar no alto no braço do instrumento", garante o cientista ao "Herald Scotland".

A ideia é que essas novas cordas permitam aos baixistas tocar notas mais altas do que antes — e com uma harmonia mais agradável. Publicado na "SN Applied Sciences" — revista multidisciplinar de Química, Ciências, Engenharia e Física —, o estudo de Jonathan descobriu que tornar as cordas mais grossas produz uma sonoridade com muito mais harmonia e um melhor tom.

Instrumento básico do pop, jazz e rock desde a década de 1950, o baixo pode até ser menos chamativo que a guitarra, mas é vital para manter a unidade sonora de uma banda. Agora, imaginem nomes como Paul McCartney; Flea, do Red Hot Chili Peppers; Geddy Lee, do Rush, e Thundercat com essas novas cordas em seus instrumentos? Será realmente revolucionário.

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest