Robbie Robertson, ex-The Band, fala de disco novo, trilha de 'O Irlandês', de Scorsese, e novo doc
Entretenimento

Robbie Robertson, ex-The Band, fala de disco novo, trilha de 'O Irlandês', de Scorsese, e novo doc

Robbie Robertson, 76 anos, já soma cinco décadas de carreira. E parece estar mais ocupado do que nunca com seus projetos. Entre eles, um disco solo, "Sinematic", lançado em 20 de setembro, cuja colaboração com Van Morrison na faixa "I Hear You Paint Houses" está diretamente conectada com a trilha sonora que preparou para o filme "The Irishman", de Martin Scorsese, seu velho amigo e colaborador. O músico canadense também está metido no documentário "Once Were Brothers", sobre seu ex-grupo, The Band. O longa tem produção executiva de Scorsese. Mas não acaba por aí.

O segundo álbum da The Band, que existiu de 1967 até 1999, sairá em versão deluxe e será divulgado em 15 de novembro. Ao site "Yahoo Entertainment", Robbie comentou sobre essa fase efervescente de sua vida. "Este é um daqueles momentos que muitas coisas boas estão pipocando", disse ele. "Nada disso foi exatamente planejado. Na verdade, trabalhei em todos esses projetos ao mesmo tempo. Apenas abri meus braços para as oportunidades, o que me ajudou muito na criação do 'Sinematic'. Ele define a música do álbum solo como "rock Peckinpah", em referência ao cineasta Sam Peckinpah (1925-1984), diretor de westerns clássicos como "Meu Ódio Será Sua Herança" e "Cruz de Ferro". "Não é que seja violento, mas este disco não é sobre pessoas fofinhas", elabora. Uma das músicas, "Once Were Brothers", fala com amargura dos laços rompidos com os ex-companheiros de The Band.

"Once Were Brothers" também é o título de um documentário que acompanha, basicamente, a trajetória do grupo desde o início, quando ainda se chamavam The Hawks e tocavam junto de Ronnie Hawkins, hoje com 84 anos. A história também conta sobre o tempo em que eles colaboraram com Bob Dylan e viajaram em turnê mundial com o artista. Naquela época, Dylan passava por uma fase de mutação, aderindo às guitarras elétricas. Os fãs retrógrados chegavam a vaiá-lo nas apresentações. "Nunca vi nada parecido com aquilo desde então", relembrou Robbie. "Isso foi há muito tempo, no fim de 1965 e no começo de 1966. Tocamos na América do Norte, Austrália, Europa e éramos vaiados todas as noites. Foi inacreditável. Vinha gente até com tesoura nos ameaçar."

Em 1974, o Band voltou a tocar com Bob Dylan, desta vez com plateias lotadas e receptivas, o que assustou Robbie na época. "Nós não mudamos nada, mas parece que o mundo mudou", avalia o músico. "As pessoas meio que caíram em si. Imagine só."

Sobre a parceria com Martin Scorsese no cinema, Robbie, que acabou de trabalhar em "The Irishman", já está olhando para o futuro. Ele pretende colaborar com o diretor em seu próximo filme, "Killers of the Flower Moon". Mas, voltando ao presente, ele comentou como foi o processo de criação para a trilha sonora de "Irishman" — que estreia em 27 de novembro na Netflix.

"Precisei estudar muito, porque a trama se passa há muitas décadas. Procurei por um som específico, que casasse com o clima do filme, mas sem parecer algo muito datado", explicou.

Van Morrison, Bob Dylan e Robbie Robertson cantando 'I Shall Be Release' no fim do filme 'The Last Waltz', de Martin Scorcese, em 1978/Getty Images
Van Morrison, Bob Dylan e Robbie Robertson cantando 'I Shall Be Release' no fim do filme 'The Last Waltz', de Martin Scorcese, em 1978/Getty Images

Em 2019, o segundo disco do Band completa 50 anos. Veja só, assim como Woodstock, festival do qual participaram. O áudio da apresentação, nunca divulgado oficialmente, estará presente na versão deluxe do álbum. Ele revelou que o show no evento foi o segundo da carreira do grupo. "Em pouco tempo estávamos tocando para meio milhão de pessoas. Quando subimos no palco de Woodstock, tinha gente para todos os cantos. Os olhos mal conseguiam acompanhar", falou Robbie. Foi uma visão realmente impressionante. Todos ficaram muito tocados com o show. Foi algo indescritível."

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest