Rock in Rio 2019: obcecado pela NBA, Drake se inspira direto em Raptors e Warriors
Entretenimento

Rock in Rio 2019: obcecado pela NBA, Drake se inspira direto em Raptors e Warriors

0Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do Pinterest

Publicidade

A presença de Drake na primeira fila dos jogos das finais da NBA tem dado o que falar. O rapper não perdeu um dos jogos entre os Toronto Raptors e o Golden State Warriors — e já foi até chamado a atenção por se exaltar demais à beira da quadra. Longe de ser um mero espectador, o rapper tem feito valer o título que recebeu na temporada 2013-2014: embaixador global do time de sua cidade natal, Toronto. 

LEIA MAIS: Os seis melhores remixes de 'Scorpion'

'AIR DRAKE': Detalhes do novo avião de Drake por dentro

A ligação do músico canadense com o basquete não é de hoje. Drake acompanha os jogos da NBA há muito anos e até mesmo já chegou a torcer para os Warriors em outras épocas. Como a arte quase sempre imita a vida, separamos 12 referências que o rapper fez em suas músicas os dois times que disputam o título.  

Drake brinca com o mascote dos Toronto Raptors durante jogo na Scotiabank Arena, em maio de 2019 / Foto: Gety Images
Drake brinca com o mascote dos Toronto Raptors durante jogo na Scotiabank Arena, em maio de 2019 / Foto: Gety Images

‘Come Winter’ (2006)

Quando Drake lançou a mixtape "Room for Improvement", em fevereiro de 2006, alguns torcedores do Toronto ainda estavam irritados com Vince Carter, que fingiu estar machucado para sair de um jogo. “She love to play hurt like Carter did on the bizzench”, diz o verso de "Come Winter" ("ela ama se fazer de machucada, como o Carter fez no banco", em tradução livre). 

‘Pop That’ (2012)

Drake participa da música de French Montana com estilo. "Gettin' cheddar packs like K.D., OKC that's player shit". Na primeira parte, "gettin' cheddar packs like KD" é uma alusão a ganhar dinheiro como "KD". 

Nesse caso, KD pode representar tanto Kevin Durant, jogador de basquete, quanto Kraft Dinner, marca de macarrão e queijos. OKC representa o time em que Kevin Durant jogava à época, o Oklahoma City.  

Kevin Durant, do Golden State Warriors, durante o jogo 5 das finais da NBA. Atleta se machucou durante a partida / Foto: Getty Images
Kevin Durant, do Golden State Warriors, durante o jogo 5 das finais da NBA. Atleta se machucou durante a partida / Foto: Getty Images

‘0 to 100’ (2014)

2014 foi marcante para Drake e para Stephen Curry, jogador do Golden State Warriors. Foi naquele ano que os dois chegaram ao topo de suas respectivas áreas. Drake deixa isso em evidência em "0 to 100", faixa eleita como um dos melhores raps de 2014. 

“This shit a mothafuckin' lay up. I been Steph Curry with the shot. Been cookin' with the sauce, Chef Curry with the pot, boy”. 

Drake se compara a Curry, um exímio arremessador, querendo dizer que ele também tem uma mira certeira no rap. Já a menção a "Chef Curry" é para Ayesha Curry, mulher de Stephen, que mantinha um canal de culinária no YouTube. 

A família Curry: Stephen, as filhas Riley e Ryan, Ayesha e o pai, Dell Curry / Foto: Getty Images
A família Curry: Stephen, as filhas Riley e Ryan, Ayesha e o pai, Dell Curry / Foto: Getty Images

‘6 Man’ (2015)

Uma das músicas mais subestimadas do álbum "If You're Reading This It's Too Late", "6 Man" faz referência clara ao jogador Lou Williams, que jogava pelos Raptors (“Boomin' out in South Gwinnett like Lou Will. 6 man like Lou Will, two girls and they get along like I'm Louuuu. Like I'm Lou Will, I just got the new deal"). Em outro momento, ele também cita DeMarcus Cousins, que atualmente joga pelos Warriors, mas até então era atleta do Sacramento. 

‘Charged Up’ (2015)

Depois de ganhar o título de 2014 da NBA com o San Antonio Spurs, Cory Joseph, jogador canadense nascido em Toronto, assinou um contrato de quatro anos com o time de sua cidade natal. O acordo aconteceu poucas semanas antes de Drake dar aquele famoso "salve" ao jogador na música "Charged Up".

“I get a ring and I bring it home like I’m Corey Joe ("eu vou pegar o anel e trazer para casa como se eu fosse o Corey Joe")”. 

‘30 for 30 Freestyle’ (2015)

Os Toronto Raptors chegaram à final da NBA pela primeira vez em 2019. Mas bem antes disso, lá em 2015, Drake há previa títulos para o time ao colocar "Raptors" e "Championships" (títulos) em uma mesma frase. 

‘Summer Sixteen’ (2016)

"Summer Sixteen" chegou em 2016 bem quando os Warriors estavam tentando quebrar o recorde de mais vitórias seguidas, mantido pelo Chicago Bulls de 1996. Drake aproveitou para reconhecer o potencial da equipe. Na música, ele compara a amizade com seu guarda-costas, "Chubbs", a Draymond Green, jogador do Golden State. O jogador era considerado o "músculo" de Stephen Curry em quadro. Em 2015, ele segurou o astro dos Warriors para impedi-lo de entrar em uma briga com Trevor Ariza, do Houston Rockets. Chubbs, aparentemente, fez o mesmo por Drake ao longo da vida. (“And I blame all my day ones. You know Chubbs like Draymond. You better off not saying nothing”)

A segunda referência, "Golden State treinando na minha casa" ("Golden State running practice at my house"), não é literal. O time de basquete nunca treinou na casa de Drake, mas Stephen Curry já admitiu ter jogado na quadra que fica na mansão de Drizzy

Drake se protege da aproximação de Stephen Curry  durante o jogo 2 das finais da NBA, no dia 2 de junho / Foto: Getty Images
Drake se protege da aproximação de Stephen Curry durante o jogo 2 das finais da NBA, no dia 2 de junho / Foto: Getty Images

‘Weston Road Flows’ (2016)

Aqui, Drake faz mais uma referência a Vince Carter (“Been flowin’ stupid since Vince Carter was on some through the legs, arm in the hoop shit”) e outra a Kevin Durant. Nesta segunda, ele elogia o jogador, na época no Oklahoma City, e se compara a ele: "Está chovendo dinheiro. O raio do Oklahoma City e o maior rapper com menos de 35 anos" ("Shout out to KD, we relate, we get the same attention. It’s raining money, Oklahoma City Thunder. The most successful rapper 35 and under”).

‘Still Here’ (2016)

Em "Still Here", Drake diz: "Eu tenho que conversar com Deus mesmo que ele não esteja perto de mim. Baseado no que eu tenho, é difícil pensar que Ele não me ouça. Eu acerto como se tivesse aquele 30 na minha camisa. Eu sou abençoado" (“I gotta talk to God even though he isn’t near me. Based on what I got, it’s hard to think that he don’t hear me. Hittin' like that 30 on my jersey, man, I'm gifted”). A citação é uma referência ao número da camisa de Curry, que usa o 30. Drake se compara seu talento, mais uma vez, ao do jogador.  

Drake tem se mostrado um verdadeiro torcedor durante as finais /
Drake tem se mostrado um verdadeiro torcedor durante as finais /

‘Why You Always Hatin?’ (2016)

“Runnin’ up the numbers like Ayesha’s n***a”

Drake consegue falar de Stephen Curry sem nem ao menos citar o nome dele ou o número da camisa. Em "Why You Always Hatin?", de YG, Drake fala do jogador ao citar o nome da mulher dele, Ayesha. "Rolando os números como o marido da Ayesha". 

‘Free Smoke’ (2017)

"Eu peguei um avião com o time da Oracle. Minha mãe não cozinhava muito, ela fazia o KD de chef. Agora sou eu, o chef, o KD e apostas de 20 mil (“I took the team plane from Oracle. Mama never used to cook much used to chef KD. Now me and Chef, KD, bet on shots for twenty G’s”)". Os versos de "Free Smoke" mostram que Drake já viajou no avião dos Golden State Warriors. Oracle Arena é o nome do ginásio onde o time joga. Depois, ele lembra da época em que sua mãe lhe dava comida pré-congelada da Kraft Dinner para jantar, mas hoje ele anda com o "chef" (referência a Chef Curry) e com KD, Kevin Durant. 

‘Yes Indeed’ (2018)

"O estrangeiro é amarelo como Tracee e K.D" ("The foreign is yellow like Tracee and K.D"). A referência é a uma alusão a uma Ferrari amarela comprada por Drake em 2018. Ele compara a cor do carro a Tracee Ellis Ross, que é negra e cujo tom da pele, por ser mais claro, é referido no inglês como "yellow bones" ("ossos amarelos", em tradução livre). Já Kevin Durant, jogador dos Warriors, costuma usar o uniforme amarelo da equipe.

Kevin Durant com a versão amarela do uniforme do Golden State Warriors / Foto: Getty Images
Kevin Durant com a versão amarela do uniforme do Golden State Warriors / Foto: Getty Images

Publicidade

Background

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest