Rock in Rio 2019: por dentro dos hits e histórias de ‘Invasion of Privacy’, o álbum que Cardi B vai mostrar
Entretenimento

Rock in Rio 2019: por dentro dos hits e histórias de ‘Invasion of Privacy’, o álbum que Cardi B vai mostrar

Gangsta, stripper, rapper, ativista política por melhores direitos médicos para as mulheres. Existem várias Cardi B, e mesmo assim ela é uma só. A vencedora de um contestado gramofone na categoria melhor álbum de rap do Grammy 2019, em fevereiro. Contestado porque na lista havia discos tão bons quanto. Subjetivamente, melhores ou piores. Acontece que ano após ano, a premiação é entregue a alguém que gera debates que costumam levar até anos dentro do hip-hop. Mas, exceto em incongruências absurdas tipo Kendrick Lamar perder para Macklemore (oi?) em 2014, eu nunca vi uma reação tão forte sobre um disco vencedor.

Até que Cardi B recebeu o seu prêmio por "Invasion of Privacy". Foi muito estranho ver a turma revoltada nas redes sociais. Cada um dos indicados (Travis, Nipsey Hussle, Miller e Pusha T) havia feito seus melhores trabalhos até aqui, mas a Cardi também, em uma estreia arrebatadora. O disco é cheio de hits e rimas duras de uma mina que já comeu o pão que o diabo amassou. A história me seduziu demais: na hora em que temos a primeira rapper mulher faturando um prêmio na categoria — com todos os outros indicados homens —, surge uma enxurrada de reclamações... As críticas jogaram um eclipse besta em cima de um projeto que merece mais é ser celebrado. As pessoas questionaram até a quantidade de produtores do disco — mais de 30 —, como se isso não fosse o padrão dos discos mais populares de rap hoje.

Cardi B em show no Coachella; rapper é presença confirmada no Rock in Rio / Foto: Getty Images
Cardi B em show no Coachella; rapper é presença confirmada no Rock in Rio / Foto: Getty Images

Bom, Cardi não se importou muito com isso. Ela levou para casa o bichinho e logo mais vem pro Rock in Rio para mais uma perna da turnê. Para te preparar, aqui vai um “por dentro” de “Invasion of Privacy”:

‘Bodak Yellow’

No single de estreia, Cardi veio com um dos versos favoritos de todos os tempos: "I don't dance now, I make money moves" (“eu não danço mais, faço movimentos de dinheiro”, em uma tradução livre). Fazendo uma brincadeira entre os dias de stripper e a atual realidade de milionária da música, ela veio forte demais, com habilidade demais, marra demais; em cima de um beat de fazer suar até o cofrinho.

‘Bartier Cardi’

No segundo single, Cardi trouxe a presença do monstrão 21 Savage. Faixa tão sensual quanto a palavra sensual consegue ser. Cardi versa incrivelmente, no flow e refrão. E o 21 Savage faz o que sabe com excelência.

‘Be Careful’

No terceiro single do disco, Cardi volta sozinha. Essa é uma love song — a la Cardi. É aquele som para dar um aviso no malandro: te entrego meu coração, sim, mas vê lá, hein! Brinca com ele para você ver o que acontece. Eu adoro. A batida mais relaxada dá espaço para ela trabalhar a inflexão de voz no flow. Curto demais.

‘I Like It’

O refrão da música é “I like it like that”. E eu também gosto assim. O sample de Tony Pabón em cima dessa trap beat é o ouro da estação. Impossível não dançar. Até o passo mais duro do velho-oeste — aka eu — caio na dança se tocar essa. Hit viciante. No feat., os caras do momento: Bad Bunny e J Balvin.

‘Ring’

O single final do álbum — sim, foram cinco, número de disco vencedor, que a gravadora aproveita até a última ponta —, tem feat. da Kehlani no refrão e é aquela faixa da mulher que está esperando o camarada ligar de volta e nada do malandro retornar. SMS, ligação telefônica, mensageiro, ICQ, fax, sinal de fumaça — ela tentou tudo e o malandro segue desaparecido metendo o louco! A Cardi B levou o famoso “ghosting”. Quem nunca?

Além desses hits, Cardi traz outras porradas do disco como “Get Up 10” e “Drip”. Ela também tem tocado na turnê algumas músicas de outros artistas com quem fez colaborações, como “MotorSport”, do Migos, e o hit “Finesse”, com Bruno Mars. Não sobra dúvidas de que é um showzaço pronto para acontecer. Não vacila e cola!

Canais de Marcas

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest