Rock in Rio 2019: sai Megadeth, vem Helloween — um estudo das propriedades dos metais
Rock in Rio 2019

Rock in Rio 2019: sai Megadeth, vem Helloween — um estudo das propriedades dos metais

Publicidade

Com o cancelamento do Megadeth, devido ao câncer de garganta diagnosticado no líder Dave Mustaine, outra banda de metal oitentista foi escalada para o Rock in Rio 2019. Natural de Hamburgo, na Alemanha, mas sempre cantando em inglês, o Helloween criou seu nome em um trocadilho de “hell”’ (“inferno”) e “Halloween” — o tradicional Dia das Bruxas dos Estados Unidos.

SAIBA MAIS: Megadeth tocou pela primeira vez no Brasil no Rock in Rio 2, em 1991 

VEJA TAMBÉM: Briga levou a expulsão de Dave Mustaine do Metallica

Tirando o fato de terem emergido nos anos 1980, entretanto, há poucas semelhanças entre as duas bandas, embora ambas sejam de heavy metal — talvez os riffs “fritados” de guitarras, duas em cada um dos grupos. Porém, enquanto o Megadeth foi um dos precursores do thrash, depois do Metallica (que Dave integrou na primeira formação) e ao lado de Slayer e Anthrax, o Helloween está mais próximo do metal clássico de Iron Maiden, Judas Priest e da fase do Black Sabbath com Ronnie James Dio no vocal.

Kiki Loureiro, com Dave Mustaine (de costas), no Megadeth / Reprodução
Kiki Loureiro, com Dave Mustaine (de costas), no Megadeth / Reprodução

Estilos

Fora parte desses riffs e a origem oitentista, o guitarrista brasileiro Kiko Loureiro (esse, já dos 1990) parece ser a ponte mais próxima entre o Megadeth, banda que acompanha desde 2015, e o Helloween. Isso por um terceiro, recentemente ausente: o cantor André Mattos, que morreu no último dia 8 de junho, vítima de um ataque cardíaco, aos 47 anos. Também ex-membro do Shaman e do Viper, André teve o vocalista do Helloween, Michael Kiske, como uma de suas  influências.

Vai, aí, a primeira e uma das mais notáveis diferenças entre o Megadeth e a banda que o substitui. Kiske entrou no Helloween para que Kai Hansen, um dos guitarristas da banda alemã, ao lado de Michael Weikaht, se concentrasse somente em seu instrumento. Já Dave Mustaine era apenas o solista de guitarra do Metallica em seu álbum de estreia, “Kill’em All” (1983), além de fazer alguns backing vocals. Mustaine só passou a cantar como frontman ao deixar a banda de James Hetfield e fundar o Megadeth.

Formação clássica do Helloween / Divulgação
Formação clássica do Helloween / Divulgação

Os vocais de cada um são bem distintos. Kiske é um virtuose, seguindo a linha do metal épico, cheio de técnica e falsettos; Mustaine canta com um timbre parecido com o de sua guitarra: ruidoso e distorcido. A diferença é que, como guitarrista, ele tem boa técnica; como vocalista, não. O que não impede que muita gente prefira seu estilo mais agressivo, torcendo o nariz para os vocalises de cantores como Michael Kiske e André Mattos. A questão de gosto é um divisor de águas bem marcante aqui.

Temáticas

Com uma “suíte” de álbuns conceituais “Keeper Of The Seven Keys”, de partes 1 e 2  (lançadas, respectivamente em 1987 e 1988), o Helloween lança mão dos temas épicos e lendários, como na faixa-título (presente só no segundo álbum, o qual fecha), “Walls of Jericho” — que dá nome ao primeiro álbum, de 1985, ainda com Kai hansen cantando —, “Twilight Of Gods” e “March Of Time”, além da (quase) faixa-tema da banda “Halloween” (sem  o trocadilho). Também usa clichês como “Heavy Metal (Is The Law)” e “Eagle Fly Free”.

O Megadeth se concentra em temas mais do mundo real, com doses consideráveis de sarcasmo e ironia — vide os nomes de de seus dois primeiros álbuns, “Killing Is My Business… And Business is Good” e “Peace Sells, But Who’s Buying?”. Olhar crítico sobre problemas mundiais que só viriam a crescer (“Holy Wars”, de 1990, mais de uma década antes do atentado às Torres Gêmeas) e pessimismo a respeito do meio ambiente e da própria humanidade (“Countdown To Extinction”, álbum de 1992) também não faltam. Também já gravaram versões de punk, inclusive “Anarchy In The UK”’, dos Sex Pistols, o que é bem difícil de imaginar no caso do mais lúdico e rebuscado Helloween. 

Tipos de formação

Aberta em São Paulo, em 2017, a “Pumpkins United World Tour” (em alusão às máscaras de abóbora usadas no Dia das Bruxas) reuniu ao Helloween Kai Hansen e Michael Kiske. Provavelmente os dois integrantes mais importantes para a concepção de seus principais álbuns, eles estiveram fora da banda desde o início dos anos 90, quando Kai formou o Gamma Ray, que também faria bastante sucesso, e Michael Kiske foi despedido.

Michael Kiske voltou ao Helloween recentemente, já sem cabelos / Reprodução
Michael Kiske voltou ao Helloween recentemente, já sem cabelos / Reprodução

Já o Megadeth é impensável sem Dave Mustaine, que é, a rigor, o dono da banda. Sua voz, seu principal compositor e criador mesmo de sua concepção. O baixista Dave Ellefson é o único outro membro a integrar todas as formações do Megadeth, que, desde sua formação, em 1984, já teve oito bateristas — o atual é Dirk Verbeuren, o mais marcante talvez tenha sido Nick Menza, que ficou uma década, de 1989 a 1999. 

Além de Dave, o Megadeth sempre tem um outro guitarrista. Kiko é sétimo da lista, que já teve craques como Marty Friedman, o qual ficou a maior parte dos anos 90, dividindo com o chefe os solos de músicas como “Hangar 18”.

Drogas

Baterista do Helloween nos primeiros álbuns, Ingo Schwichtenberg foi sacado da banda por abuso de álcool e drogas em geral, em 1993. Esquizofrênico, dois anos depois, ele viria a cometer suicídio, se atirando no metrô de Hamburgo.

Já o Megadeth passou a existir exatamente por Dave Mustaine ter sido expulso do Metallica, devido ao mesmo problema. Sua adicção em drogas, que vinha desde os 15 anos, quando passou a morar só — fugindo do pai alcoólatra, que o espancava —, traficando drogas para bancar o aluguel. Além disso, ajudava a provocar brigas, como a que o tirou de sua banda original, em 1983.

Formação original do Metallica, em 1983; Dave Mustaine é o último à direita / Divulgação
Formação original do Metallica, em 1983; Dave Mustaine é o último à direita / Divulgação

Publicidade

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest