Roda de samba ao vivo no Youtube: 4 dicas para animar sua quarentena
Entretenimento

Roda de samba ao vivo no Youtube: 4 dicas para animar sua quarentena

Sexta-feira, roda de samba ao vivo, letras na ponta da língua. "Não Deixe O Samba Morrer" como clássico atemporal. Após a adoção do distanciamento social como forma de prevenção ao novo coronavírus em todo o país, reuniões ao som de Exaltasamba, Grupo Revelação, Dona Ivone Lara (1921 - 2018), Beth Carvalho (1946 - 2019), Zeca Pagodinho, 61, Adoniran Barbosa (1910 - 1982) e tantos outros gigantes da cultura brasileira foram impossibilitadas (para a saúde de todos, não esqueçamos) de acontecer. Enquanto ainda não é seguro retornar a aglomerações, a alternativa é explorar bons shows ao vivo, disponíveis aos montes no YouTube.

Além da possibilidade de acompanhar músicos de rodas de samba em lives do Instagram — como a que acontece nesta sexta-feira (3/04) com o cantor Xande de Pilares e o jogador Rafinha no perfil oficial do Flamengo, às 19h —, gravações de shows de artistas do samba e do pagode podem ser uma ótima opção para segurar a saudade de curtir aquela merecida roda com os amigos depois do trabalho. Veja as nossas sugestões:

Pedra do Sal, no Rio de Janeiro, onde acontece uma das rodas de samba mais frequentadas da cidade / Foto: Bárbara Martins
Pedra do Sal, no Rio de Janeiro, onde acontece uma das rodas de samba mais frequentadas da cidade / Foto: Bárbara Martins

Zeca Pagodinho e Diogo Nogueira

No comando do programa "Batukada Boa", transmitido pela Rádio Transcontinental, de São Paulo, o cantor Diogo Nogueira, 38, recebe artistas como Jorge Aragão, 71, Péricles, 50, e Mumuzinho, 36, para dividir a roda de samba. No episódio com Zeca Pagodinho, "Cadê Meu Amor", "A Batucada dos Nossos Tantãs", do Fundo de Quintal, e "Falsa Consideração", de Jorge Aragão, são alguns dos destaques.

Grupo Revelação e Grupo Clareou

Como se uma boa roda de samba não fosse o suficiente, este ao vivo também traz a brisa do litoral com toda a energia do sol e do mar. Com "O Show Tem Que Continuar", "A Flor E O Samba / Samba Da Antiga", "Isso É Que Dá" e outros sucessos do repertório musical brasileiro, os grupos cariocas Revelação e Clareou se uniram em uma gravação com quase três horas de alegria para quem quiser ver, ouvir e dançar em casa.

Grupo Fundo de Quintal no Cacique de Ramos

Também ao lado do convidado Zeca Pagodinho, o grupo Fundo de Quintal é presença garantida em uma das rodas mais tradicionais do Rio de Janeiro — e uma das mais animadas do YouTube. Com cerca de 40 anos de história, o grupo toca "Água de Chuva no Mar", "Camarão Que Dorme A Onda Leva", "Castelo De Cera" e outras composições escritas para melhorar o seu humor.

Beth Carvalho (Ao Vivo No Parque Madureira)

Esta não é exatamente uma roda, mas é conduzida por uma rainha, ou melhor, pela madrinha do samba. A gravação do DVD de Beth Carvalho (1946 - 2019), em Madureira, no Rio de Janeiro, reúne canções como "Se A Fila Andar" e "Ainda É Tempo Pra Ser Feliz", eternizadas na voz da cantora.

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest