6 tipos de música que te ajudam a aumentar a produtividade no trabalho
Inspiração

6 tipos de música que te ajudam a aumentar a produtividade no trabalho

É bem verdade que existem pessoas que detestam ouvir músicas durante um trabalho, uma leitura, ou seja lá o que estejam fazendo. Já outros acreditam que determinadas canções ajudam a melhorar a produtividade, e a ciência está aí para comprovar essa tese. Em um estudo de 2010 da revista "Applied Cognitive Psychology", pesquisadores comprovaram que absorver novas informações é algo que se deve fazer sem música. Mas outras atividades, como aquelas mais práticas e entediantes, podem se tornar mais estimulantes com um som ao fundo.

A seguir, listamos o que não pode faltar na sua playlist especial foco total. Vai de música clássica até sons da natureza. Veja:

1. Ouça Mozart

O chamado "efeito Mozart" sugere que escutar alguns tipos de canções — especialmente as do compositor austríaco — melhora a capacidade de pensar em longo prazo. Também ajuda a aumentar a chance de encontrar soluções para problemas lógicos. Isso acontece porque Mozart, assim como seus contemporâneos, compuseram belíssimas obras de arte usando muita matemática.

2. Saiba qual a melhor música para você

A Universidade Kellogg School of Management desenvolveu um trabalho, em 2014, que atestou que cada pessoa tem um tipo de música, e que ela pode ter um impacto no bem-estar, autoestima e iniciativa de cada um.

3. Invista no instrumental

Os pesquisadores da Universidade Estadual Middle Tennessee descobriram que estudantes que escutam música instrumental para estudar para provas conseguem ter notas superiores àquelas de quem escuta músicas líricas. Isso acontece porque óperas são muito complexas e podem atrapalhar atividades como ler e escrever.

4. Sons da natureza

Um estudo publicado na revista "The Journal of the Acoustical Society of America" diz que "a acústica dos escritórios influencia na eficácia dos funcionários, assim como na eficiência e satisfação". Para tornar o ambiente melhor, por tanto, nada melhor do que uma música de fundo bem tranquila, com sons da natureza.

5. Canções para se sentir bem

Existem músicas que te deixam naturalmente na bad vibe. Essas, você deixa para momentos oportunos para isso. Na hora do foco, opte por canções que te dão gás extra! Se é axé, forró, eletrônica ou funk, seja o que for: tem que te botar pra cima.

6. Temas de videogame

É isso que você acabou de ler, mesmo. Ouvir temas de jogos famosos pode te ajudar na produtividade e na capacidade de ficar focado por um bom período de tempo. A gente até te ajuda com uma playlist show:

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest