#SetembroAmarelo: astros da música americana participam de campanha sobre saúde mental e prevenção de suicídio
Inspiração

#SetembroAmarelo: astros da música americana participam de campanha sobre saúde mental e prevenção de suicídio

O suicídio é o segundo maior índice de mortalidade entre adolescentes e jovens adultos no mundo. Por isso, as campanhas em apoio ao #SetembroAmarelo são tão importantes, pois ajudam a informar sobre doenças mentais, visam a minimizar o estigma sobre elas, previne novos assassinatos de meninos e meninas e destaca a importância de manter a saúde mental em dia. Pensando nisso, a Ad Council, uma organização americana sem fins lucrativos, criou uma série de vídeos no YouTube com relatos informais de artistas sobre problemas da mente.

Participam dos episódios deste mês a violinista Lindsey Stirling, as cantoras Christina Perri e Hayley Kiyoko, e o rapper Aminé. A série de vídeos da campanha "Seize the Awkward" foi desenvolvida pela Portal A, uma parceria da Ad Council. Outras ONGS colaboraram com o conteúdo: a fundação JED e a fundação americana de prevenção ao suicídio.

Os quatro artistas americanos selecionados falam em cinco vídeos sobre suas experiências pessoais com doenças mentais. Os registros são voltados, especialmente, para jovens de 16 a 24 anos, mas é indicado para todas as faixas etárias, uma vez que trata de um assunto tão emergencial para as novas e antigas gerações.

Hayley Kiyoko, Lindsey Stirling, Aminé e Christina Perri participam de uma série de vídeos do YouTube sobre saúde mental e prevenção de suicídio entre jovens/Reprodução/Youtube
Hayley Kiyoko, Lindsey Stirling, Aminé e Christina Perri participam de uma série de vídeos do YouTube sobre saúde mental e prevenção de suicídio entre jovens/Reprodução/Youtube

Em seu relato, Aminé revela que "até mesmo as celebridades se sentem mal as vezes", mas que "com a ajuda de amigos, é possível reanimar a alma". Hayley Kiyoko diz que luta contra problemas mentais desde sempre, mas o acompanhamento médico e o apoio da irmã a ajudam a superar a depressão. Christina Perri admite que já entrou e saiu de muitos consultórios de terapia nos últimos 25 anos. Hoje, ela frequenta um grupo online de suporte de mulheres de todo o país. Já Lindsey Stirling comenta como sua colega de quarto foi importante no enfrentamento da depressão.

Em maio deste ano, Billie Eilish participou da "Seize the Awkward", da Ad Council, sobre saúde mental. No YouTube, seu vídeo teve mais de 400 mil visualizações. A campanha existe desde janeiro de 2018, e atingiu mais de 2 milhões de views ao longo de sua história.

"Sabemos que entrar na idade adulta é complicado para muitas pessoas que enfrentam estresse devido a muitas mudanças na vida, como terminar o colégio, iniciar a faculdade, mudar-se de casa e começar a trabalhar", disse Heidi Arthur, chefe da campanha da Ad Council. "As amizades podem ajudar muito na luta contra doenças metais, assim como podem apoiar pessoas que precisam. Essa geração está abrindo as portas para a conversa sobre saúde mental."

Canais de Marcas

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest