Shakira lembra 'experiência religiosa' em santuário de Lourdes que a fez recuperar a voz
Entretenimento

Shakira lembra 'experiência religiosa' em santuário de Lourdes que a fez recuperar a voz

Shakira se prepara para lançar mundialmente, nesta quarta-feira (13), um filme-concerto de sua turnê "El Dorado", que percorreu mais de 22 países em 2018. No Brasil, diversas salas de cinema irão transmitir o longa-metragem (para sessões no território brasileiro, clique aqui).

Ao "Guardian", a colombiana de 42 anos contou como tratou complicações nas cordas vocais que quase tiraram sua voz em 2017. Com medo de passar por uma cirurgia, a cantora preferiu confiar em métodos alternativos, como hipnose e meditação, e manteve sua fé em dia. "Ou era operada, ou recebia uma intervenção divina", disse ela.

Optando pela não intervenção cirúrgica, ela viajou até Lourdes, na França, onde está localizado o Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, importante local de peregrinação católica, e a Gruta de Massabielle, onde fiéis bebem ou tomam banho na água que brota de uma fonte.

Após a viagem, a voz de Shakira acabou voltando naturalmente — ou com a ajudinha de alguém lá do céu, vai saber. "Senti que estava passando por algum tipo de experiência religiosa", falou ela, que precisou adiar ao máximo as datas da turnê até que estivesse 100% recuperada para cantar. "Todas as noites em que eu consegui subir ao palco foram um presente para mim."

Casada com o jogador de futebol espanhol Gerard Piqué e mãe de dois filhos pequenos, ela explicou que passou por maus bocados para tentar se comunicar com sua família ou quem quer que fosse pela falta da voz. Shakira diz que se sentiu "extremamente deprimida", pois "a voz fazia parte de sua identidade".

"Sempre soube que muitas coisas da minha vida iriam acabar com o tempo, como a beleza, a juventude, essas coisas", disse Shakira. "Mas nunca imaginei que a minha voz iria me deixar. Ela é inerente a minha natureza e faz parte da minha identidade. Quando não pude cantar, senti uma dor insuportável. Houve momentos que eu não conseguia sair da casa, pois estava muito deprimida."

Com os filhos, a cantora se comunicava por sinais, uma vez que as crianças ainda não sabem ler. Com o marido, muitas vezes por palavras escritas, mas geralmente o silêncio reinava. "Gerard conheceu o pior de mim. Eu estava pessimista e amarga", contou ela. "Meu marido brinca que muitos homens querem que as mulheres calem a boca. Mas quando eu precisei ficar quieta, ele se sentiu como um ex-presidiário que saiu da cadeia e não sabe o que fazer com tanta liberdade."

Milan, Shakira, Sasha e Gerard em um jogo de basquete no Madison Square Garden, em Nova York/Getty Images
Milan, Shakira, Sasha e Gerard em um jogo de basquete no Madison Square Garden, em Nova York/Getty Images

Em fevereiro de 2020, Shakira fará, junto de Jennifer Lopez, o show de intervalo da final do Super Bowl. Artistas como Rihanna não aceitaram o convite para se apresentar no grande evento da liga de futebol americano em solidariedade ao jogador Colin Kaepernick.

Ele se tornou "inimigo" da NFL após se ajoelhar durante a execução do hino nacional americano em protesto contra a violência policial e desigualdade racial no país. A manifestação ocorreu em 2016, mas até hoje o atleta sofre ataques virtuais, inclusive de Donald Trump, atual presidente dos EUA.

Sobre Colin, Shakira não omitiu opinião, mas declarou que a presença latina num evento de tamanha magnitude é ótima para a população hispânica que vive nos EUA. "É a coisa certa a se fazer pela comunidade latina nos EUA. Passamos por muitas coisas com Trump no poder, com muros sendo construídos... É uma oportunidade de celebrar nossa cultura, sabe?"

Para além da música, Shakira tem sua própria fundação de caridade, a Pies Descalzos Foundation, que trabalha em prol de uma educação de qualidade na Colômbia. Ela também é embaixadora da boa vontade da UNICEF em seu país de origem, e, em 2018, foi denunciada por fraude fiscal por autoridades espanholas — já que vive com a família em Barcelona. Na entrevista, ela não deu nenhuma informação sobre o processo, que segue em segredo de justiça, mas seus assessores informaram que a cantora já pagou a quantia de € 14,5 milhões à receita da Espanha.

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest