Sobrevivente do Holocausto, mulher faz rap sobre homem que salvou sua vida dos nazistas
Inspiração

Sobrevivente do Holocausto, mulher faz rap sobre homem que salvou sua vida dos nazistas

Janine Webber é a única sobrevivente de sua família. Durante a Segunda Guerra Mundial, ela perdeu a mãe, o pai e o irmão mais novo, e viu-se sozinha no mundo aos 10. Naquele tempo, período entre 1939 e 1945, judeus eram perseguidos por alemães seguidores de Adolf Hitler e, por conta disso, seus parentes tiveram finais trágicos — enquanto a matriarca sucumbiu a uma doença, os dois homens da prole foram executados por oficiais da Schutzstaffel, uma organização paramilitar ligada ao partido nazista, também conhecida como SS. Portanto, eles foram umas das seis milhões de vítimas do Holocausto.

Faz 75 anos desde então, mas as cicatrizes da tragédia ainda estão abertas na mulher que, agora, teve sua história contada no rap "Edek". O título da canção homenageia o homem que a salvou dos nazistas. Na verdade, mais do que isso. Edek escondeu Janine e mais 13 judeus em sua propriedade. Ele construiu uma espécie de bunker subterrâneo apenas para ajudar acobertar pessoas perseguidas pelo regime que assolou a Alemanha durante aquele período.

Sobrevivi ao Holocausto graças a um estranho chamado Edek que me escondeu em um buraco abaixo de um guarda-roupas por um ano

"Sobrevivi ao Holocausto graças a um estranho chamado Edek que me escondeu em um buraco abaixo de um guarda-roupas por um ano", disse ela. Atualmente com 85 anos, Janine publicou um texto no "Reddit" divulgando o rap que trata sobre sua história de resistência e, sobretudo, de sobrevivência.A publicação rapidamente se tornou viral e venceu uma série de prêmios em festivais de cinema. Além da música, a trajetória de Janine virou um site (veja aqui) com informações adicionais com o intuito de encontrar Edek.

"Se pelo menos soubesse qual é seu último nome. Mas Edek é um nome muito comum na Polônia. É algo como Edward em Inglês. Apesar de tentar encontrá-lo durante todos esses anos, minha busca não teve resultados. Agora, com o lançamento desse clipe, vamos tentar achá-lo novamente", disse a sobrevivente.

Tags relacionadas:
InspiraçãoRapHip-Hop

Canais de Marcas

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest