Socorrista do SAMU canta para idoso com Alzheimer e vídeo do momento viraliza
Inspiração

Socorrista do SAMU canta para idoso com Alzheimer e vídeo do momento viraliza

Nem todo mundo se sente confortável em hospitais. Afinal, é um ambiente um tanto amedrontador. Mas, graças a pessoas como o enfermeiro brasiliense Flávio Vitorino Costa, esse lugar até que pode se tornar um pouco mais aconchegante. Há 34 anos trabalhando na área da saúde, mais precisamente no SAMU da capital federal, o profissional utiliza a música para distrair e acalmar pacientes durante os procedimentos médicos. Para ele, a receita do sucesso é simples: "Cantar e fazer o paciente sorrir é o melhor remédio. Ele esquece da dor, gera endorfina e cria empatia por você, por mais que saiba que vai sofrer".

Recentemente, a técnica de Flávio com os pacientes foi registrada em um vídeo que viralizou nas redes sociais. E não foi pouco: atingiu mais de 2,8 milhões de pessoas no Facebook. Na gravação, o enfermeiro aparece ao lado de um idoso de 87 anos que sofre de Alzheimer. Ao atendê-lo, ele descobriu que o senhorzinho gostava de boleros, mas não se lembrava de nenhuma letra. "Então eu cantei pra ele me acompanhar", disse ao "Razões para Acreditar".

"O que as pessoas achavam que era exceção, na verdade é a regra. Faço tudo para humanizar o atendimento, trazer pra junto, diminuir o sofrimento. Canto, brinco, conto uma piada", orgulha-se Flávio.

Atualmente com 55 anos, o enfermeiro se diz apaixonado pelo o que faz, ainda mais porque divide seu trabalho formal com seu outro amor: a música. Ele, aliás, é filho de pais cantores e, nas horas vagas, se dedica a dirigir a bateria da Escola de Samba Aruc, do Cruzeiro.

Veja o vídeo de Flávio cantando para acalmar o idoso:

Canais de Marcas

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest