Software da Fender te ensina a tocar qualquer música no violão
Tecnologia

Software da Fender te ensina a tocar qualquer música no violão

Publicidade

A Fender, gigante companhia de fabricação de instrumentos musicais, desenvolveu o Riffstation, um programa que “ouve” a música que você quer aprender e te ensina de forma simples, indicando acordes e permitindo a alteração do tom utilizado. 

Para usar, é simples: basta baixar o programa no site e ter o arquivo da música que você deseja tocar no computador. Depois, é só arrastá-lo para dentro da interface do Riffstation, que identificará as especificações da música (como acordes, tempo, afinação) e apresentará as cifras e a posição correspondente dos dedos no braço da guitarra ou violão. Tudo isso automaticamente. 

Os desenvolvedores afirmam que o app é capaz de acertar com precisão cerca de 80% dos acordes para música popular. Caso o usuário perceba que há algo errado com a afinação, ele pode alterar manualmente o acorde desejado. O programa também tem um metrônomo que permite que o futuro Jimi Hendrix acelere ou diminua a velocidade das música sem que isso interfira na afinação. 

Riffstation: uma mão na roda de músicos iniciantes / Foto: Reprodução
Riffstation: uma mão na roda de músicos iniciantes / Foto: Reprodução

Ele também transpõe para outros tons, para o caso de alguém desejar tocar ou cantar a música escolhida em uma altura diferente da original.

O programa está disponível apenas para desktop, tanto no Windows quanto no Mac. A empresa afirma estar estudando as possibilidades para disponibilizá-lo em uma versão paga para smartphones e aparelhos remotos. 

Publicidade

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest