Sonic Style: software é capaz de descrever gêneros musicais
Tecnologia

Sonic Style: software é capaz de descrever gêneros musicais

0

Publicidade

A multinacional americana Gracenote lançou um software capaz de detectar gêneros musicais e elencar todos eles de acordo com a porcentagem com que aparecem nas canções. Incrível, né? O Sonic Style, como foi batizado, é capaz de classificar estilos a partir da leitura de bancos de dados musicais do mundo todo e já está sendo utilizado por empresas como Apple Music, Microsoft Groove Music e Amazon Music.

NOVIDADE: Facebook investe em conteúdo musical em sua nova atualização

LEIA TAMBÉM: Como a realidade virtual pode afetar nossa maneira de ver shows

O novo sistema de descrição foi desenvolvido a partir de machine learning - um método que permite ao software aprender apenas com a leitura de dados, sem precisar ser programado manualmente -, o que o possibilita a interpretar faixas individualmente, sem agrupá-las na categoria específica do artista em questão. Isso quer dizer que o Sonic Style é capaz de reconhecer quando uma música foge ao estilo do cantor ou banda que a gravou. Alguns lançamentos mais atuais da cantora Anitta como, por exemplo, “Indecente” e “Downtown”, provavelmente não seriam lidos como funk - estilo que consagrou a artista no Brasil -, mas sim como reggaeton e pop.

A intenção de descritores como o Sonic Style é ajudar a criar playlists perfeitas, com cada faixa categorizada a partir de seu estilo musical único

A intenção de descritores como o Sonic Style é ajudar a criar playlists perfeitas, com cada faixa categorizada a partir de seu estilo musical único. Isso permite aos serviços de streaming personalizar ainda mais as listas de reprodução para os ouvintes com base no gosto, ao mesmo tempo em que auxilia fabricantes de alto-falantes inteligentes a atenderem melhor às solicitações específicas dos usuários. Os dados desse sistema possibilitam também que algoritmos e curadores humanos sejam capazes de escolher quais músicas combinam melhor com determinados humores.

O gerente geral de música e de automóveis da Gracenote, Brian Hamilton, disse em entrevista à “Billboard” que descritores super carregados de dados como o Sonic Style vão revolucionar a maneira com que a música do mundo inteiro é organizada e selecionada. Para ele, selos e editores de música também serão beneficiados, uma vez que poderão entender melhor quais estilos de música estão guiando as tendências mundiais dos ouvintes.

Os principais dados globais de música da Gracenote - que também fornece informações sobre vídeos e esportes para empresas de todo o mundo -, incluem categorias como gênero, época e origem do artista, além de abrangerem detalhes sobre andamento (se a música é lenta ou acelerada) e humor.

As informações são da “Billboard”.

Publicidade

Tags relacionadas:
TecnologiaStreaming
Background

Relacionados

Canais Especiais