'Soul Train', programa de TV mítico da black music dos anos 1970,  vira tema de musical da Broadway
Entretenimento

'Soul Train', programa de TV mítico da black music dos anos 1970, vira tema de musical da Broadway

Se você nasceu a partir dos anos 2000, é provável que não tenha ouvido falar do programa de TV americano "Soul Train". Mas é quase certo que já tenha esbarrado no Migos, coletivo de hip-hop da Georgia que fez referência à atração, criada e comandada por Don Cornelius (1936-2012) no começo da década de 1970, no clipe de "Walk It Talk It". Pois bem, a importância desse show para a cultura musical é gigantesca, principalmente para artistas da black music, que usavam o palco do "Soul Train" para divulgarem seus trabalhos até 2006, quando sua exibição foi cancelada.

Agora, 13 anos desde o fim do programa, ele servirá de inspiração para um novo musical da Broadway, com lançamento previsto para 2021 — a ideia é coincidir exatamente com os 50 anos da estreia do show na TV. De acordo com o site "Deadline", o espetáculo contará a história do "Soul Train" e de seu fundador, Don Cornelius. As canções da peça serão baseadas naquelas apresentadas na atração.

Questlove, músico e um dos integrantes do grupo de hip-hop The Roots, está envolvido no projeto. Ele foi escalado para cuidar da produção executiva junto de Tony, filho de Don Cornelius. A equipe também conta com a dramaturga Dominique Morisseau, a diretora Kamilah Forbes e a coreógrafa Camille A. Brown.

Don Cornelius, o apresentador e criador do 'Soul Train'/Getty Images
Don Cornelius, o apresentador e criador do 'Soul Train'/Getty Images

"Após muitos anos de experiência trabalhando diretamente com meu pai, sou extremamente grato e orgulhoso pelo impacto que o 'Soul Train' teve na cultura como um todo, tanto nos EUA quando no mundo", disse Tony ao "Deadline". "Por 37 anos, o 'Soul Train' levou paz, amor e soul para uma audiência nacional. Esse era nosso propósito."

Exibido pela primeira vez em 2 de outubro de 1971, o "Soul Train" foi um programa revolucionário que contou com apresentações ao vivo de dança e música de diversos artistas da black music, como Sly & the Family Stone, James Brown, Tina Turner, Jackson 5, Curtis Mayfield, Aretha Franklin, Marvin Gaye, entre outros. Exibido nas manhãs de sábado, o show representava o orgulho e a auto-afirmação da cultura negra nos EUA.

"Na minha visão, 'Soul Train' é a história de Don Cornelius e dos dançarinos que construíram aquele programa", disse a dramaturga Dominique Morisseau, que está trabalhando no roteiro do musical, ao "New York Times". "Don Cornelius é como Hamlet para mim. Ele era como seu melhor amigo, mas também seu pior inimigo."

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest