'Sound Track': o trem de brinquedo que transforma as crianças em compositores
Criatividade

'Sound Track': o trem de brinquedo que transforma as crianças em compositores

0

Publicidade

Está mais do que provável que estimular o desenvolvimento das crianças com música dá ótimos resultados. Se for brincando, então, melhor ainda. Por isso, o músico e designer brasileiro Ricardo Seola desenvolveu o Sound Track, um trenzinho tocador de música, que, além de divertir os pequenos e não irritar pais com barulho, pode estimular o lado criativo e compositor das crianças.

LISTA: Os dez livros infantis sobre música que você não pode deixar de conferir 

LEIA TAMBÉM: 'Ploc': projeto do Sergipe usa sons da natureza para ensinar adolescentes a produzir trilhas sonoras

O Sound Track — “trilho sonoro”, em inglês (e trocadilho para “trilha sonora”) — foi feito para tocar música enquanto viaja sobre trilhos de madeira. Inspirado em xilofones, o trenzinho possui pequenas estruturas metálicas localizadas embaixo dos vagões, que tocam os pinos fixados na base de madeira e produzem sons similares aos das antigas caixinhas de música. Esses pinos ficam encaixados nas frestas do trilho e podem ser ajustados para cima (subindo a nota) ou para baixo (abaixando-a), o que possibilita a escolha da criança pelo tom de sua preferência — mais agudo ou mais grave.

A ideia é fazer com que a criança entenda como suas ações premeditadas interferem no resultado final da música

Segundo Ricardo, o "Sound Track" pode estimular os pequenos a não apenas reproduzirem melodias, mas também a se tornarem compositores. "A ideia de compositor nesse caso é fazer com que a criança entenda como suas ações premeditadas interferem no resultado final da música", ele explica. "É como fazer um remix".

O brinquedo ainda não começou a ser vendido, mas em 2010 ganhou o iF Product Design Award, prêmio alemão que abrange mais de 5.500 inscrições do mundo todo, e esteve presente na NYC Toy Fair deste ano, a maior feira internacional de brinquedos do planeta. A ideia para quando as vendas começarem, é que o Sound Track venha pré-ajustado com canções infantis clássicas como “Brilha, Brilha Estrelinha” e “Maria Tinha Um Cordeirinho”. 

O 'Sound Track' / Reprodução
O 'Sound Track' / Reprodução

Publicidade

Background

Relacionados

Canais Especiais