Startup americana cria flauta digital para crianças com necessidades especiais
Tecnologia

Startup americana cria flauta digital para crianças com necessidades especiais

Quem imaginaria que uma flauta desenvolvida para ajudar aspirantes a musicistas poderia servir como um meio de inclusão de portadores de necessidades especiais na música? Foi o que aconteceu com a invenção do empreendedor de tecnologia Fen Trias e do saxofonista Joel Edinberg, batizada como Vindor ES1: uma flauta digital de 16 cm, feita de plástico, que imita a experiência de tocar um instrumento de sopro, mas sem as notas estranhas e fora de tom.

Lançada pela startup americana Vindor Music em maio deste ano, a Vindor substitui por simples touchpads os buracos dos instrumentos de sopro difíceis de se cobrir com os dedos. O instrumento pode ser programado para funcionar como clarinete, flauta e ainda vem com um conector de fone de ouvido para que possa ser tocado sem perturbar pessoas ao redor.

“Para nós, isso é sobre aumentar a acessibilidade”, diz Edinberg. “Mas nós nunca antecipamos todos os jeitos como o ‘Vindor’ poderia vir a permitir que as pessoas tocassem ou como ele poderia ser adaptado para casos específicos”.

Foi quando as instrutoras de música Nancy Fox e Rebecca Murphy expandiram o horizonte da startup com um história. Elas entraram em contato com a Vindor Music para contar sobre uma menina para quem lecionavam, que não possui o dedo mindinho e apresenta limitações de mobilidade dos dedos do meio e anelar da mão direita.

“Uma parte muito legal sobre a Vindor é que todas as teclas são digitais, então podemos programar os touchpads do jeito que quisermos”, Edinberg explica. “Podemos apenas escrever mais uns códigos extras para ela baixar e participar da aula com os amigos da classe”.

Se o experimento funcionar, a instrutora Nancy Fox gostaria de explorar ainda mais as possibilidades de como a Vindor pode ajudar pessoas com dificuldades em aulas de música, incluindo também alunos autistas. Isso casa com os desejos da própria Vindor Music, que sonha em expandir o trabalho com programas de necessidades especiais.

As informações são do “Fast Company”.

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest