Steve Jones, ex-Sex Pistols, nega legendário roubo de equipamento de Bob Marley: 'Era de uma atração de abertura'
Entretenimento

Steve Jones, ex-Sex Pistols, nega legendário roubo de equipamento de Bob Marley: 'Era de uma atração de abertura'

"Eu era realmente um cleptomaníaco." Steve Jones, aos 64 anos, o guitarrista do Sex Pistols, nunca se importou de falar sobre seu passado de gatuno. Pelo contrário. Em entrevista recente ao programa Jonesy's Jukebox, da rádio californiana 95.5 KLOS, o músico da legendária banda punk revisitou duas das principais histórias que ele mesmo espalhou a respeito de seus hábitos delinquentes.

Em sua autobiografia "Lonely Boy" e no documentário sobre os Sex Pistols "The Filth and the Fury", Steve já havia falado do mais famosos dos incidentes, envolvendo equipamentos da banda de David Bowie. Antes do show de despedida da fase Ziggy Stardust, em 1973, no Hammersmith Odeon, em Londres, Steve se passou por roadie e roubou amplificadores, microfones e outros itens do caminhão da banda. "Eu adorava roubar coisas... E comecei a gostar de música, então achei que equipamentos musicais seriam coisas boas para roubar", contou Steve, lembrando que, na época ele tinha vontade de formar uma banda. "Achei que a coisa mais próxima que eu poderia fazer para estar perto da música era roubar equipamentos das bandas", confessou.

Anos depois, Steve conta que encontrou Bowie e falou que queria pagar pelo equipamento, mas que ele teria falado "'Não se preocupe, Steve". "Tive sorte porque muitos deles dizem para deixar para lá e não se preocupar. Mas eu realmente devolvi algum dinheiro a Mick 'Woody' Woodmansey, o baterista de Bowie na época da Spiders From Mars. Eu fiz as pazes com ele no ar, ao vivo, em um programa na KLOS e eu dei a ele, tipo, US$ 300. Foram apenas alguns pratos, não era muita coisa", contou.

Uma outra famosa vítima da mão leve de Steve no mesmo local teria sido Bob Marley, mas ele algora diz que história foi diferente. "Isso é meio verdade, mas não é totalmente verdade. A história verdadeira é, pelo que me lembro, que era uma banda de reggae que abria para Marley, que eu não tenho ideia de qual era o nome. Mas eu lembro de pegar o amplificador (Twin Reverb), que foi o que eu acabei usando, em 'Never Mind the Bollocks'", referindo-se ao disco de estreia dos Sex Pistols, em 1977. No entanto, não consta que tenha havido banda de abertura nas quatro apresentações que Bob Marley fez no Hammersmith Odeon...

Localizado no distrito de Hammersmith, em Londres, o Hammersmith — hoje Eventim Apollo, porém conhecido como Hammersmith Apollo — era o local onde Steve costumava desfalcar os equipamentos dos futuros colegas de profissão. "Eu conhecia aquele lugar como a palma da minha mão. Eu sempre costumava esgueirar-me por lá entre as vigas. Naquela época, era muito mais fácil. Não havia câmeras, era possível entreabrir a porta e simplesmente entrar. Era ótimo! Você não pode fazer isso agora", contou.

Mas Steve não entrava apenas para roubar. Foi lá que viu inúmeros shows de bandas que futuramente dariam a base para sua própria música. "Vi Queen, Mott the Hoople... toneladas de bandas, porque era só virar a esquina e eu estava lá. Eu sempre me escondia, nunca pagava um centavo para entrar", lembrou ele, que contou que seu primeiro impacto musical foi, na verdade, quando ouviu "Purple Haze", de Jimi Hendrix. "Eu fiquei paralisado, foi uma das melhores coisas que eu já ouvi."

Steve Jones em uma apresentação do Sex Pistols em 1978. Foto: Getty Images
Steve Jones em uma apresentação do Sex Pistols em 1978. Foto: Getty Images

Na época, Steve conta que já estava bem ligado em música e que acompanhava o clássico programa de TV chamado "Ready, Steady, Go", onde escutava bandas como The Hollies, Kinks, The Who. "Mas também eu era um grande fã da Motown. Quando eu tinha 12 anos, era skinhead, mas depois, com 13, 14 anos, comecei a me interessar mais pelo rock, foi quando mudei", conta ele, que teve sorte de nenhum adolescente abusado roubar suas Gibson Les Paul Custom 1954 preta e Gibson Les Paul Custom 1974 branca dos tempos com os Sex Pistols.

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest