'Sugar Sugar': 50 anos depois, hit de banda de desenho animado ainda é docinho
Entretenimento

'Sugar Sugar': 50 anos depois, hit de banda de desenho animado ainda é docinho

Entre 1968 e 1978, foi exibido no canal americano CBS o desenho animado "The Archie Show" ("A Turma do Archie", em português). O programa — que foi ao ar no Brasil em tempos mais recentes no "Boomerang" — era baseado em um HQ da Archie Comics e ganhou apenas 17 episódios. A animação conta a história de uma banda de garagem fundada por um grupo de adolescentes fictícios.

Eles tocavam uma variedade de música do gênero pop, principalmente aquele que ficou conhecido como bubblegum pop — ou pop chiclete. Não à toa, a banda do desenho animado "lançou" um dos grandes hits da época, "Sugar Sugar", em 24 de maio de 1969. A faixa começou a bombar em julho e alcançou o 1º lugar nas paradas britânicas e americanas em setembro. O sucesso foi tanto que até um "grupo de carne e osso" foi criado para tocar os sucessos da animação.

Por trás das vozes dos personagens fictícios principais (Archie, Betty e Veronica), estavam Ron Dante, líder da banda Cugg Links, e a compositora Toni Wine. Nos vocais de apoio, ficavam Jeff Barry e Andy Kim (ambos compositores de "Sugar Sugar"), Susan Morse, Joey Levine, Martha Stewart, Ellie Greenwich, Bobby Bloom e Leslie Miller.

Em 2019, a canção, lançada em julho de 1969, completa cinco décadas. Ao longo desses anos, ela ganhou muitas versões, feitas por artistas como Bob Marley, Wilson Pickett, Tina Turner e Tom Jones, apenas para citar alguns. "Sugar Sugar" foi tema de abertura de séries e programas da TV, como "Cake Boss" e da novela "Despedida de Solteiro", exibida pela Globo entre 1992 e 1993.

Mais recentemente, em 2017, a atriz Ashleigh Murray regravou "Sugar Sugar" para a trilha sonora da série adolescente "Riverdale".

The Archies, grupo do desenho animado, foram a primeira banda fictícia a alcançar o topo das paradas americanas e britânicas. Além do mais, ficaram em primeiro lugar na Bélgica e na África do Sul. O single de "Sugar Sugar" alcançou certificação de ouro, pois vendeu quase 1 milhão de cópias somente em 1969.

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest