Tecnologia ajuda islandês a superar sequelas de acidente e 'tocar' piano em um 'novo gênero': 'peaceful music'
Inspiração

Tecnologia ajuda islandês a superar sequelas de acidente e 'tocar' piano em um 'novo gênero': 'peaceful music'

O islandês Ólafur Arnalds é uma apaixonado por música e instrumentos. Desde a adolescência já se interessava por vários gêneros, e começou a carreira misturando eletrônica com toques de trilhas sonoras orquestradas. Mas, após um acidente, perdeu boa parte do movimento das mãos. Amante de música clássica, ele se viu em um entrave: como continuar a se dedicar a sua paixão depois do ocorrido? Com a ajuda da tecnologia e muita criatividade, ele não só voltou a tocar piano, como também inventou o que alguns entendem como um novo gênero: peaceful music.

Graças ao softaware Stratus, criado por Ólafur com a ajuda de um programador, ele é capaz de se aventurar nas teclas do instrumento, mas de forma mais lenta. Na verdade, funciona assim: em um teclado adaptado, o músico simula as notas do piano tradicional fazendo alguns comandos. Através da conexão entre esse instrumento base e o piano (que pode ser mais de um), ele consegue expressar toda sua emoção de sua música. Legal, né?

Ólafur Arnalds em ação com dois pianos/Reprodução/YouTube
Ólafur Arnalds em ação com dois pianos/Reprodução/YouTube

Por parecer que ele não está tocando coisa alguma, Ólafur é conhecido como o "pianista fantasma". É uma brincadeira, obviamente, da qual ele acha graça. Afinal, não lhe faltam admiradores por todo o mundo.

Em 2018, ele lançou o álbum "re:member", que foi bem-recebido pelo público e crítica. Neste ano, o músico tem mais de 110 shows marcados em sua turnê e foi escolhido pela Universal Music e Apple Music para ser o curador da peaceful music nessas plataformas.

"Quando era jovem tocava bateria numa banda de punk", revelou ele em entrevista ao "Great Big History". "Mas com a música clássica descobri minha paixão por trilhas sonoras de filmes. Então, a peaceful music é meio que sobre isso, traduzir momentos, histórias e servir de pano de fundo para a vida."

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest