The Ventures: pioneiros do rock instrumental e da surf music inspiram documentário com homenagens de Jimmy Page e John Fogerty
Entretenimento

The Ventures: pioneiros do rock instrumental e da surf music inspiram documentário com homenagens de Jimmy Page e John Fogerty

Quando se fala em surf music, o primeiro grupo que a maioria das pessoas lembra é dos Beach Boys ou do chamado pai do gênero, Dick Dale. Só que, assim como incontáveis outras bandas, os californianos liderados por Brian Wilson a partir de 1961 já vieram na esteira de outro grupo, esse surgido em 1958 em Tacoma, Washington. E The Ventures, fundado por Don Wilson e Bob Bogle, ganha agora um documentário que firma seu lugar na história ao contar os longos caminhos do quarteto formado originalmente pelos dois com Nokie Edwards e Mel Taylor. "The Ventures: Stars on Guitars", dirigido por Staci Layne Wilson, filha de Don, tem sessão especial na próxima quarta-feira (12/2) no "Hollywood Reel Independent Film Festival" onde, aliás, já ganhou o prêmio de melhor documentário.

Hoje, o único integrante original vivo é Wilson, que está com 86 anos e, em janeiro, recebeu uma homenagem no The TEC Awards com o prêmio "Music For Life". "Essa é a história do meu pai e eu estou muito orgulhosa de apresentá-la ao mundo como diretora", disse Staci ao "California Rocker" sobre o documentário "The Ventures: Stars on Guitars". Assista ao trailer, com gigantes como Jimmy Page, do Led Zeppelin, rendendo homenagem ao grupo, que, no Japão, em seu auge, chegou a ser efetivamente mais popular do que os Beatles. Sua importância na popularização global da guitarra e de pedais como fuzz e efeitos como flanger é imensa. Grande parte do repertório de "sons" associados ao rock ganhou o mundo com The Ventures.

A diretora disse que já fez alguns filmes, como "Cabaret Of The Dead" e "Psycho Therapy", mas que é a primeira vez em que dirigiu um documentário. "Foi realmente o mais difícil, mas também o mais gratificante. Entrar sozinha nesse verdadeiro labirinto que é a questão dos direitos autorais é o suficiente para transformar Madre Teresa no Demônio da Tasmânia!", brincou ela.

Jimmy Page, do Led Zeppelin, John Forgety, do Creedence Clearwater Revival, The Neptunas, e Billy Bob Thornton, do Boxmasters, são alguns dos entrevistados do documentário que marca o 60º aniversário da estreia profissional da banda.

The Ventures foi a primeira banda de rock capaz de vender álbuns sem precisar de singles de sucesso. Eles tinham um estilo e um som próprios, aliados à uma característica conceitual, com trabalhos girando em torno de um tema. Mesmo tendo fincado as bases da surf guitar e surf rock, eles não se consideram um grupo de surf music, mesmo que especialistas apontem o primeiro álbum "Walk, Don't Run", de 1960, como um "presságio" que a nova tendência estava surgindo.

Depois da estreia, o The Ventures lançou 92 álbuns (dados do site oficial), incluindo de estúdio, ao vivo, coletâneas, trilhas sonoras e até de aulas de guitarra. A fase de maior popularidade e sucesso nos Estados Unidos e no Japão foi na década de 1960, mas nunca pararam de tocar, vendendo 110 milhões de álbuns em todo o mundo. Ainda hoje, é a banda de rock instrumental que mais vendeu discos na história. Em 2008, o grupo entrou para o Rock and Roll Hall of Fame. E é provavelmente o grupo que mais ajudou a popularizar a guitarra elétrica entre a juventude do mundo inteiro. Como demonstra, em depoimento, John Fogerty, líder do Creedence Clearwater Revival.

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest