Thundercat lança novo disco inspirado em amigo morto por overdose: 'Infeliz, mas bonito'
Entretenimento

Thundercat lança novo disco inspirado em amigo morto por overdose: 'Infeliz, mas bonito'

O álbum "It Is What It Is", quarto da carreira solo de Stephen Bruner, o baixista e cantor conhecido como Thundercat, carrega letras sobre aprender a viver com incertezas, medo, decadência e desgosto. Resumindo, questiona em que condições podemos nos manter vivos. Já seria uma produção inspirada na pandemia do coronavírus? Por mais que se encaixe nos novos tempos, na verdade o trabalho foi desencadeado por uma perda pessoal de Thundercat.

A última apresentação ao vivo de Thundercat foi um show esgotado no Fox Theater em Oakland, na Califórnia. Uma semana depois, cancelou as datas restantes de sua turnê na América do Norte por causa da orientação de distanciamento social por causa do coronavírus. A agenda no Brasil em maio, quando se apresentaria no Rio, São Paulo e Porto Alegre, também foi desmarcada. Nas apresentações, ele já incluía faixas do novo álbum, que será lançado dia 3 de abril.

Thundercat tocando seu baixo em uma apresentação  na Inglaterra. Foto: Getty Images
Thundercat tocando seu baixo em uma apresentação na Inglaterra. Foto: Getty Images

"Acho que o medo existencial surgiu quando Mac desapareceu. As coisas se tornaram um pouco mais reais para mim. Fui confrontado com uma escolha — morrer também ou seguir em frente. E acho que esse sou eu tento prosseguir", conta Thundercat ao "The New York Times", referindo-se à morte o rapper Mac Miller por overdose acidental de drogas em 2018. Depois que ele morreu, o músico disse que passou a ser difícil compor e até mesmo jogar videogame. "Eu tive que sentar com ele. Eu tive que deixar a dor entrar e chorar muito", relata.

A morte do melhor amigo e parceiro permeia "It Is What It Is", quarto álbum de Thundercat. Mas uma das faixas é mais direta: "Fair Chance", o último single disponibilizado produzido pelo americano Sounwave com participação dos rappers Lil B e Ty Dolla $ign. “Essa música é sobre Mac... quando ele morreu, abalou o chão de toda comunidade de artistas. Ty é um cara forte e quando ouviu a música, sabia exatamente o que deveria ser. Eu estava lá quando ele gravou. Conversamos sobre o que era, e ele fez o que achava certo e eu amo o que ele fez”, elogiou em entrevista ao "The Fader".

Ele e Ty são amigos há anos, desde a época do grupo de hip hop Sa-Ra Creative Partners. "Antes de Ty ser Ty Dolla $ign, nós escrevíamos música juntos. Ele tocava baixo também e nós sentávamos e tocávamos juntos. Ele tem sido um dos meus maiores apoiadores, me incentivando todo o tempo e perguntando o que se passa em minha mente", diz o cantor. Com Lil B, Thundercat tem planos de fazer um álbum; "Eu quero fazer um álbum inteiro com ele. Criar músicas para sua voz é meu sonho", conta.

O produtor Flying Lotus (nome artístico de Steven Ellison), da gravadora Brainfeeder, volta a trabalhar com Thundercat em "It Is What It Is". A primeira vez foi em 2011 no álbum "The Golden Age of Apocalypse", estreia solo do baixista. "Ele não estava animado em cantar quando nos conhecemos. Agora ele se transformou nesse filho da puta", brinca Flying na entrevista à "Billboard", elogiando, do seu jeito, a evolução vocal do amigo.

Em 2008, Flying fundou a Brainfeeder e contratou Thundercat, Teebs, Kamasi Washington entre outros artistas. Sobre a nova parceria, o produtor diz que é um registro sombrio de várias maneiras. "Existiam muitas possibilidades para faixas mais agitadas, dançantes e acessíveis. Mas com este registro, ele tinha que ser honesto. Ele tomou o caminho mais sombrio, e é lindo. Suas músicas parecem simples, mas são complexas, onde pode parecer que não está acontecendo muita coisa, mas as mudanças são realmente difíceis em alguns momentos. Como 'Dragonball Durag', uma música difícil de cantar", cita Flying. "Embora o álbum tenha siso feito em circunstâncias infelizes, ainda é bonito", afirma Thundercat.

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest