‘Tinder musical’: apps para encontrar integrantes para sua banda ou  companhia para um show
Tecnologia

‘Tinder musical’: apps para encontrar integrantes para sua banda ou companhia para um show

Os tempos de bandas incompletas e shows desacompanhados se foram. Aplicativos que funcionam como espécies de “Tinder da música” já ajudam a encontrar um dono para uma baqueta perdida ou fazer um desconhecido que curta aquela banda não tão famosa de que você é fã te acompanhar em um show dela.

O appJambro é uma dessas ferramentas. Ele usa a localização do usuário e seus interesses para apresentar potenciais instrumentistas que completem espaços vagos em bandas, seja ele um baixista, baterista ou até tocador de ukulele. A palavra vem da mistura de "jam", que remete ao ato de tocar junto, e "brother", irmão, em inglês.

No primeiro acesso, é preciso indicar quais instrumentos estão dentro das habilidades do músico. O app também pede que o usuário selecione os gêneros musicais que são do interesse dele. Depois disso, basta olhar entre o "menu" de músicos aqueles que possam preencher o perfil solicitado.

Caso haja um interesse, o usuário pode enviar uma solicitação de conexão. Se ela for aceita pela outra parte, o aplicativo permite que ambos tenham acesso uns aos outros para troca de mensagens. Com uma interface dinâmica, o aplicativo permite que o músico coloque vídeos seus “fazendo um som” no avatar.

Outra opção é o Vampr. O aplicativo não se limita a encontrar músicos, ele também conecta engenheiros de som, agentes e representantes das gravadoras. A plataforma está disponível em diversos idiomas. Em 2017, ele foi listado como um dos melhores apps do ano pela Apple e já permitiu a criação de histórias como as da banda Carpool Tunnel. Assim que se formou, o grupo usou o aplicativo e encontrou nele Billy Mohler, produtor já indicado ao Grammy e ex-membro da banda The Calling, sucesso no começo dos anos 2000. Resumo da história: a banda e Mohler acabaram trabalhando juntos.

App Vampr reúne profissionais da indústria da música (Foto: Divulgação)
App Vampr reúne profissionais da indústria da música (Foto: Divulgação)

Já o Tastebuds, outra ferramenta, tem uma proposta um pouco diferente. A ideia aqui é encontrar pessoas que tenham um gosto musical parecido com o seu, mas não necessariamente um instrumentista. E não pense que o foco é montar casais: um dos propósitos do aplicativo é estabelecer laços que te ajudem, por exemplo, a arrumar companhia para aquele show que nenhum amigo seu curte.

Tags relacionadas:
TecnologiaAplicativoShow

Canais de Marcas

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest