Tipo Importação: Carlos Vives, de ator de novelas a rei do pop colombiano
Especial

Tipo Importação: Carlos Vives, de ator de novelas a rei do pop colombiano

Publicidade

 Nome: Carlos Alberto Vives Restrepo

Gênero: Pop latino, vallenato, rock latino

Data de nascimento: 7 de agosto de 1961 (Leonino)

Desde quando: 1986 

Tamanho nas redes sociais: 4,98 milhões no Twitter, 4,7 milhões no Instagram, 4 milhões no Facebook

Discografia: “Por Fuera y Por Dentro” (1986), “No Podrás Escapar de Mí” (1987), “Al Centro De La Ciudad” (1989), “Escalona ''Un Canto a La Vida''”, (1991), “Escalona ''Volumen 2'' (1992), “Clásicos De La Provincia” (1993), “Tengo Fe” (1997), “El Amor De Mi Tierra” (1999), “Déjame Entrar” (2001), “El Rock De Mi Pueblo” (2004), “Clásicos De La Provincia II” (2009), “Corazón Profundo” (2013), “Más Corazón Profundo” (2014), “Más Corazón Profundo Tour En Vivo” (2015), “Carlos Vives Más Amigos Desde El Estadio El Campín De Bogotá” (2016), “Vives” (2017)

“Sim, sim, sim

Este amor é tão profundo

Você é minha prometida

Eu vou gritar pra todo mundo”

Se você foi adolescente no início dos anos 2000 certamente dançou muito ao som desse hit da boy band brasileira BR’OZ nas rádios ou na TV. “Prometida” é a versão brasileira de “Fruta Fresca”, um dos sucessos mais conhecidos do popstar colombiano Carlos Vives.

TIPO IMPORTAÇÃO: Nova música colombiana junta ancestralidade e modernidade

PROGRAME-SE: 5 festivais de música para conhecer na Colômbia

O cantor, compositor e ator Carlos Vives nasceu em 1961 na cidade costeira de Santa Marta, capital de Magdalena, e aos 12 anos se mudou para Bogotá. Uma espécie de Fabio Jr. colombiano, o multiartista começou sua carreira na TV como ator de telenovelas e como cantor romântico com baladas carregadas de sintetizadores típicas dos anos 1980. 

A grande virada de Carlos Vives veio nos anos 1990, quando ao fazer a fusão do rock e do pop com tradicionais ritmos colombianos como o vallenato, o porro e a cumbia, chegou ao estrelato na música latina. Uma carreira longeva que até agora já lhe rendeu nada menos do que 14 prêmios Grammy Latino e dois Grammy Awards.

Um de seus discos de maior sucesso é “La Tierra del Olvido”, lançado em 1995. Sétimo trabalho de Vives, o álbum teve como um dos produtores o britânico Richard Blair, do Sidestepper, um dos responsáveis por levar a música colombiana para o mundo. 

“La Tierra del Olvido” é considerado a semente para a música colombiana atual, misturando modernidade e tradição em um país que, assim como o Brasil, cultuava mais o que vinha dos Estados Unidos do que suas próprias riquíssimas raízes.

Em 1999 chega o multiplatinado “El Amor de mi Tierra”. É deste álbum o hit “Fruta Fresca”, que manteve o número 1 da revista "Billboard" entre 1999 e 2000 e que no Brasil virou “Prometida”, sucesso da boy band BR’OZ.

Pai de quatro filhos (Lucy, Elena, Carlos Enrique e Pedro), Vives é comprometido com a infância e é Embaixador da Boa Vontade da UNICEF. 

Em 2012 volta à TV, desta vez como um dos jurados do programa “La Voz Colômbia”.

O tão esperado encontro de Carlos Vives com a outra grande estrela colombiana, Shakira, finalmente veio em 2016. O vídeo de “La Bicicleta” foi gravado na Colômbia em cada uma de suas cidades de origem, Santa Marta e Barranquilla, ambas localizadas na costa caribenha. Sucesso estrondoso em todo o mundo, o clipe alcançou mais de 1 bilhão de visualizações no YouTube.  A canção está presente tanto no álbum “Vives”, de 2017, quando em “El Dorado”, disco de Shakira lançado no mesmo ano. 

"Sempre sonhei escrever, produzir e gravar uma música com Shakira para que juntos possamos mostrar a nossa Colômbia ao mundo. Ela levou a música do nosso país a alturas inimagináveis ​​e finalmente conseguir colaborar com ela é uma realização deste sonho", disse Vives para a "Billboard" em maio de 2016.

 Com um grande fã-clube na América Latina hispanohablante, Estados Unidos e Europa, Carlos Vives infelizmente não é tão conhecido no Brasil além de “La Bicicleta” e “Fruta Fresca” e nunca se apresentou por aqui. Mas em 2013 gravou com Michel Teló o single e clipe “Como le Gusta a tu Cuerpo”. Quem sabe um dia a proximidade com o Brasil não renda um show por aqui para deixar feliz seu pequeno — mas dedicado — fandom brasileiro?

  * Tipo Importação é um especial que, todo mês, vai apresentar o melhor da música de países não tão visados pelos brasileiros. Neste mês apresentaremos ritmos e grupos da Colômbia.  

Publicidade

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest