Tipo Importação: 5 festivais de música para conhecer na Colômbia
Especial

Tipo Importação: 5 festivais de música para conhecer na Colômbia

Ao lado do Brasil, a Colômbia também virou rota de shows internacionais e de grandes festivais. Dono de uma cena musical riquíssima, o país por si só já vale a viagem pela sua cultura, pela natureza rica e diversa, da comida de rua boa e barata e pelo seu povo extremamente amável. Aliada a um evento com suas bandas favoritas deve tornar sua viagem ainda mais inesquecível.

Estereo Picnic

Um dos eventos mais esperados pelos colombianos fãs de música alternativa é o Estereo Picnic. O festival acontece em Bogotá anualmente desde 2010 na mesma época do Lollapalooza Brasil, intercambiando o seu line up internacional e com várias atrações da cena local. O Estereo Picnic já recebeu artistas como The Killers, Red Hot Chili Peppers, Pixies, Lana Del Rey, Gorillaz, Florence and the Machine, Justice, Major Lazer e Calvin Harris, além de grandes astros da música latina alternativa como Calle 13, Babasónicos, Café Tacvba, Los Fabulosos Cadillacs e Aterciopelados. A edição de 2019 já tem data: 5, 6 e 7 de abril.

Sónar Bogotá

Desde 2016, o país tem em seu calendário o Sónar Bogotá, edição local do tradicional festival de música eletrônica nascido em 1994 em Barcelona. Em 2018 o festival recebe no dia 17 de novembro grandes nomes como Laurent Garnier, Vitalic e Hercules & Love Affair, entre outros.

Rock Al Parque

A Colômbia é também palco do maior festival gratuito e ao ar livre da América Latina, o Rock Al Parque. Criado em 1995 na capital Bogotá, o evento é considerado um orgulho local e originou uma série de “Festivais Al Parque” explorando gêneros musicais como a salsa, jazz, hip-hop e até ópera, entre outros. O de rock acontece em agosto ao longo de três dias no Parque Simón Bolívar e paralelamente a ele acontecem também atividades como workshops, conferências e palestras. O Rock Al Parque já recebeu nomes latinos como Bomba Estéreo, Molotov, Café Tacvba, Kinky, Julieta Venegas, gringos como o Bloc Party, Dead Kennedys e Atari Teenage Riot e brasileiros como Tulipa Ruiz, Nação Zumbi, Lenine, Ratos de Porão e Liniker e os Caramelows. Somente a edição de 2018 recebeu 185 mil pessoas. Em 2019, para comemorar os 25 anos de festival, o Rock Al Parque acontece especialmente nos dias 2, 3 e 4 de novembro.

Festival de la Leyenda Vallenata

Pra quem tem vontade de conhecer a fundo um dos ritmos colombianos mais populares, a dica é o Festival de la Leyenda Vallenata. O vallenato, que significa “nascido no vale”, recebeu da Unesco o título de Patrimônio Cultural da Humanidade e tem uma certa semelhança com nossa música sertaneja de raiz. O festival acontece desde 1968 no mês de abril em Valledupar, cidade do nordeste da Colômbia, e foi criado com o propósito de resgatar a riqueza do folclore escondido sob esse estilo musical autóctone. Além da apresentação de artistas novos e consagrados, o festival tem um tradicional concurso que elege os melhores instrumentistas, letras e melodias. Durante cinco dias a cidade se torna uma grande festa cheia de desfiles, shows, concursos e música.

Festival de Música do Pacífico Petronio Álvarez

Outro festival que celebra os ritmos colombianos é o Festival de Música do Pacífico Petronio Álvarez, que acontece todos os anos em Cali no mês de agosto. Nascido em 1997, é o maior festival afrolatino do mundo, uma poderosa homenagem às tradições ancestrais dos povos afrocolombianos das cidades costeiras do Pacífico. A celebração costuma reunir cerca de 200 mil pessoas durante seus os cinco dias. Seu nome é uma homenagem ao músico Petronio Álvarez, autor da música “Mi Buenaventura”, composta em 1931 e considerada um hino dos portuários e do povo da região. A música é sua protagonista mas o festival também recebe debates, encontros e mostras de produtos culturais e de moda. Tudo, é claro, regado a comidas e bebidas típicas da região.


Texto: Flávia Durante

* Tipo Importação é um especial que, todo mês, vai apresentar o melhor da música de países não tão visados pelos brasileiros. Neste mês apresentaremos ritmos e grupos da Colômbia.

Canais de Marcas

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest