Tipo Importação: com line-ups internacionais, Coreia do Sul faz bonito no calendário de festivais de música
Especial

Tipo Importação: com line-ups internacionais, Coreia do Sul faz bonito no calendário de festivais de música

Publicidade

Quando se fala em festivais de música, alguns dos nomes que vêm naturalmente à cabeça são Glastonbury, Coachella e Rock in Rio. Mas saindo do eixo tradicional há muita coisa legal acontecendo também. Na Coreia do Sul, por exemplo, os festivais levam aos palcos tanto as principais bandas de rock e pop do país quanto atrações internacionais do quilate de Dua Lipa e Nine Inch Nails, além de agradar aos fãs de música eletrônica.

Vem conhecer os três principais eventos de música que agitam o público sul-coreano atualmente.

Jisan Valley Rock Festival

É o festival que abre a temporada dos grandes shows na Coreia do Sul, no último fim de semana de julho. Ao longo de três dias (sexta, sábado e domingo) sobem aos seus palcos algo entre 50 e 60 artistas e bandas. Em seu ano de estreia, 2009, o Jisan Valley Rock Festival foi cercado de polêmica, pois chegou para bater de frente com o Pentaport Rock Festival, até então o maior festival do país (já vamos falar dele). Nos mesmos dias! Na mesma cidade (Incheon)! E com artistas como Oasis e Patti Smith no line-up.

A rivalidade entre os festivais durou duas edições, e em 2011 o Pentaport deu o braço a torcer ao transferir sua agenda para agosto. Não foi para menos: embora iniciante, o Jisan Valley conseguiu Belle & Sebastian, Pet Shop Boys e Muse como headliners em 2010 e “esvaziou” o rival. A bandeira branca foi necessária para os dois continuarem existindo.

Ao longo dos anos, o Jisan Valley levou para a Coreia do Sul nomes como Radiohead, Suede, Arctic Monkeys e Nine Inch Nails, além de reservar cerca de dois terços do espaço para bandas e artistas locais, a exemplo de Jung Won-young Band e Yoo Seung-woo. A edição de 2019 ainda não tem as datas e line-up definidos, mas os patrocinadores garantem que os rumores de que o festival seria cancelado não são verdadeiros. Antenas ligadas!

Pentaport Rock Festival

Começou em 2006 de forma estrondosa, com The Strokes, Placebo e Franz Ferdinand como headliners. Foi bem nos anos seguintes, levando aos seus palcos The Chemical Brothers e Kasabian, mas em 2009 sofreu com o susto da chegada do Jisan Valley Rock Festival. Tentou fazer frente ao rival em 2010, com Stereophonics e Ian Brown, mas não deu muito certo. O público diminuiu mesmo.

Assim, em 2011 o Pentaport migrou para a primeira semana de agosto. Deu certo por alguns anos, mas a maratona de dois finais de semana seguidos de shows começou a cansar o público. Mesmo com grandes nomes entre as atrações, entre eles Korn, Manic Street Preacher e Lee Seung-hwan (um grande astro local), as pistas foram esvaziando. 

Em 2016 houve nova mudança de data: desde então, o festival ocorre sempre no segundo fim de semana de agosto. Alguns dos grandes shows que passaram por lá foram os de Weezer, em 2016, e de Dua Lipa, em 2017.

A edição de 2019 ocorrerá de 9 a 11 de agosto, em Incheon.

Seoul World DJ Festival

Nem só de rock e pop vive o público sul-coreano. Por isso, desde 2007 rola o Seoul World DJ Festival, dedicado integralmente à música eletrônica do país e de fora. Não é um festival de proporções épicas, como o Jisan Valley e o Pentaport, mas agrada a quem prefere as batidas eletrônicas ao som de guitarras e baterias. 

As figurinhas carimbadas dos line-ups são os sul-coreanos DJ Beejay, Kuma e Sung woo. Já entre os estrangeiros costumam pintar por lá com frequência Cornelius (Japão), Adam F (Reino Unido) e Donald Glaude (EUA)

A edição de 2019 está marcada para os dias 1º e 2 de junho.

 * Tipo Importação é um especial que, todo mês, vai apresentar o melhor da música de países não tão visados pelos brasileiros. Neste mês apresentaremos ritmos e artistas da Coreia do Sul  

Publicidade

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest