Tipo Importação: Com quantos elementos se faz a cumbia colombiana?
Especial

Tipo Importação: Com quantos elementos se faz a cumbia colombiana?

Conhecido como o “país dos mil ritmos”, não é uma tarefa fácil falar em poucas linhas da rica música da Colômbia. São mais de mil ritmos divididos em 150 gêneros entre os autóctones (nascidos no país), como a cumbia, o vallenato e a champeta, além daqueles que ganharam um sabor todo local, como a salsa.

A música da Colômbia é uma grande mistura de influências indígenas, africanas, europeias (especialmente espanholas) e árabes. A cantora Shakira, por exemplo, é descendente de libaneses. Seus estilos musicais podem ser divididos em quatro regiões: a da costa do Atlântico, a da costa do Pacífico, a da região andina e a dos Llanos Orientais (ou Região Orinoquia) e ganham ritmos e temperos de acordo com o clima de cada região.

O ritmo colombiano mais conhecido e celebrado é a cumbia, que se disseminou por toda a América Latina, especialmente na Argentina e no México. Uma das principais criações da expressão cultural africana na Colômbia, seus criadores, acreditam os pesquisadores, foram os descendentes de africanos escravizados. A palavra cumbia vem do bantu cumbé, que significa festa ou celebração.

A dança da cumbia é bem parecida com o carimbó paraense, com pares em coreografia de passos miúdos e circulares, sem contato do cavalheiro com a dama. As mulheres usam saias rodadas, coloridas e longas e flores na cabeça. Os homens vestem roupas brancas e simples de calças curtas com o típico chapéu de palha colombiano, o sombrero vueltiao.

O ritmo da cumbia é caracterizado pelos seguintes instrumentos:

Tambores: troncos ocos de madeira bem grandes cobertos por couro bovino. Dividem-se em alegre, chamador e tambora.

Guache: o famoso “chocalho” da cumbia, um cilindro de metal cheio de sementes de capacho ou pedras de rio.

Maracas: peças arredondadas produzidas com um tipo de calabaça. Em seu interior há sementes de capacho ou pedras do rio.

Flauta pequena: feita de cana de milheto, uma espécie de milho.

Gaita: é uma flauta grande produzida com o coração do cardón, um tipo de cacto. É um instrumento muito importante por ser o que dá o ritmo da cumbia. Há dois tipos: a hembra e a macho, com funções distintas.

Entre os artistas mais conhecidos de cumbia colombiana estão nomes como Joe Arroyo y su Orquesta La Verdad, Lucho Bermudéz, Aniceto Molina, Totó la Momposina, além de grupos contemporâneos que trouxeram o ritmo para o século XXI, como o Bomba Estéreo, Systema Solar, Pernett, Ghetto Kumbé e o Frente Cumbiero, entre outras.

Seja na versão tradicional ou na roupagem digital, a cumbia continua encantando não só nossos irmãos colombianos como os fãs em todo mundo da maravilhosa música produzida no país.

* Tipo Importação é um especial que, todo mês, vai apresentar o melhor da música de países não tão visados pelos brasileiros. Neste mês apresentaremos ritmos e grupos da Colômbia.

Canais de Marcas

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest