Tipo Importação: Fortalecido nas ruas ao lado do rap, reggae é a cara do Marrocos urbano
Especial

Tipo Importação: Fortalecido nas ruas ao lado do rap, reggae é a cara do Marrocos urbano

Não houve fronteira que segurasse o reggae quando o estilo musical foi criado na Jamaica, no final dos anos 1960. A música de Bob Marley e companhia ganhou o mundo e, ao Marrocos, chegou no começo dos anos 1970. Dos rádios para a produção local foi só uma questão de tempo: muitas crianças que cresceram ouvindo reggae nos aparelhos de som dos pais resolveram se aventurar nas batidas gostosas jamaicanas – colocando um toque da sonoridade local, é claro.

Dessa forma, o reggae marroquino encontrou o rap nas ruas, e não é raro os gêneros se misturarem em participações especiais e festivais de música. Alguns grupos de fusion music compostos por músicos que passaram pela street music também têm uma certa predileção por usar a batida do reggae como dominante em suas composições.

Conheça, a seguir, os principais nomes do reggae no Marrocos.

Dub Afrika

O maior artista de reggae do Marrocos atual chegou a deixar suas raízes musicais de lado por um tempo, mas não aguentou de saudade. Dub Afrika, que nos documentos se chama Mehdi Hattabi, ouvia as músicas de Bob Marley nos LPs do pai desde pequenininho e aprendeu tudo sobre como fazer esse som com Kadji Lion, um cantor de reggae francês.

Dub Africa é o maior artista de reggae do cenário marroquino atual / Foto: Divulgação
Dub Africa é o maior artista de reggae do cenário marroquino atual / Foto: Divulgação

Seu primeiro single, “Tchoumira”, estourou nas rádios e lhe rendeu um convite para integrar um grupo de... Rap. Como se tratava do Cosa Nostra, um dos maiores do país, ele topou. Participou de álbuns com sucessos como “Positive Time” e “Made in Morocco”, mas o reggae falou mais alto. Em 2011, pediu para sair, deixando todos com o queixo no chão – quem abandona uma das bandas locais mais bem-sucedidas para dar um salto no escuro?

Pois ele fez exatamente isso e se deu bem. Seu público fiel o reconheceu e ele não perdeu nem um pouquinho do status de ídolo nacional. Seu hit mais recente, “Love You Mama”, é uma das músicas mais tocadas na história do Marrocos.

Hoba Hoba Spirit

Embora sejam declaradamente fãs de Bob Marley e tenham o jamaicano como maior inspiração, os cinco músicos da Hoba Hoba Spirit optam por fazer algo mais fusion — ou seja, misturam elementos do reggae com rock e ritmos locais. E são abertos a fazer parcerias diversas, como foi o caso no single “Goulou Bazz”, com o rapper Bigg.

Hoba Hoba Spirit seguem a linha do reggae mais voltada para o fusion / Foto: Divulgação
Hoba Hoba Spirit seguem a linha do reggae mais voltada para o fusion / Foto: Divulgação

Vem dando certo: cantando em darija (dialeto marroquino), francês e inglês, a banda é convidada para todos os festivais de música do país e ganha prêmios o tempo todo. Além disso, o público jovem gosta de cantar suas letras sobre confusões sentimentais e que rumo dar à vida (algo bem universal que sempre funciona bem nas músicas).

Darga

Estudantes de artes, os músicos da Darga decidiram em 2001 formar uma banda que agradasse a todas as tribos. Seus álbuns têm músicas que vão do rock ao reggae, passando pelo rap e por estilos ancestrais, como o gnawa.

Darga é uma banda formada por estudantes de artes / Foto: Divulgação
Darga é uma banda formada por estudantes de artes / Foto: Divulgação

Para você ter uma ideia do quão diversificado é o trabalho deles: a Darga já fez rap com Marcelo D2 no festival Pirineos Sur, na Espanha (na edição de 2006), e toca gnawa tradicional todos os anos em festivais marroquinos como o Gnaoua. Como a batida do reggae aparece aqui e ali, a banda acaba sendo considerada uma das discípulas de Marley.

*Tipo Importação é um especial que, todo mês, vai apresentar o melhor da música de países não tão visados pelos brasileiros. Neste mês apresentaremos ritmos e artistas do Marrocos.

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest